• Início
  • Notícias
  • Hospitais da Unimed JP adotam estratégia para pacientes se alimentarem

Notícias

Hospitais da Unimed JP adotam estratégia para pacientes se alimentarem

Publicada em 18/03/2021 às 07h

Para incentivar as crianças a comerem, vale mostrar pratos com forma de animais e outras estratégias Para incentivar as crianças a comerem, vale mostrar pratos com forma de animais e outras estratégias

A alimentação vai muito além de nos mantermos saciados. Ela garante uma boa nutrição e o funcionamento saudável do corpo, o que é fundamental para a recuperação dos pacientes internados. Por isso, os hospitais próprios da Unimed João Pessoa adotam “estratégias” para incentivar o paciente a se alimentar.

Quem está internado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley e no Hospital Pediátrico Unimed conta com um atendimento especializado na hora de se alimentar. O paciente recebe a visita de um nutricionista, que faz uma triagem nutricional, para nortear todas as refeições que serão oferecidas durante a internação.

Na prática, o paciente terá refeições adequadas ao seu quadro clínico, mas considerando possíveis alergias e intolerâncias. “Todo o alimento oferecido será o que o paciente gosta e pode comer. Isso otimiza a aceitação da dieta” explicou a nutricionista Karine Raulino, supervisora de nutrição e produção do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

"A alimentação balanceada e correta está diretamente relacionada com os resultados positivos da recuperação do paciente, pois ajuda na imunidade e também na cicatrização", afirmou a nutricionista.

NOVO CONCEITO

O cardápio hospitalar contém vários tipos de dietas com diferentes consistências e nutrientes, e o nutricionista prescreve a mais indicada para o estado do paciente. Essa individualização é fundamental para a melhor aceitação e mais rápida recuperação. E para tornar as refeições muito mais saborosas e despertar o apetite, a equipe de nutrição vem adotando um conceito novo: a gastronomia hospital, que é uma forma de aliar a tradicional gastronomia à dieta que foi prescrita ao paciente.

O tratamento de alguns pacientes, por exemplo, faz com que sua alimentação tenha que ser diferenciada quanto à textura. Essas pessoas recebem uma alimentação pastosa. “Essa é uma das comidas de aceitação mais difícil. Por isso, estamos usando aqui no hospital a introdução da gastronomia hospitalar. Nós enformamos a comida e colocamos uma decoração para que a apresentação fique melhor e o paciente coma primeiro com os olhos. Com isso, podemos evitar desnutrição e até a utilização de sondas”, explicou Karine Raulino.

DIVERSÃO, SABOR E COR

Quando a criança está internada, o cuidado e a atenção devem ser ainda maiores. A alimentação divertida também faz parte da gastronomia hospitalar. Para incentivar os pacientes pediátricos a aceitarem a dieta, as refeições no Hospital Pediátrico Unimed estão mais divertidas, coloridas e saborosas. A comida está sendo empratada com formas infantis e de animais, para ficar mais atraente ao público infantil. “A aceitação da alimentação pela criança é muito importante, pois quando estão doentes costumam perder o apetite e uma criança fica desnutrida muito rápido”, disse a nutricionista.