• Início
  • Notícias
  • Hospitais da Unimed JP implantam prontuário afetivo. Você sabe o que é?

Notícias

Hospitais da Unimed JP implantam prontuário afetivo. Você sabe o que é?

Publicada em 31/08/2021 às 07h

Arenilson José está internado na UTI do Hospital Alberto Urquiza: cuidado Arenilson José está internado na UTI do Hospital Alberto Urquiza: cuidado

Todo paciente tem uma espécie de diário. É o prontuário médico, onde são registradas as questões técnicas de saúde, como medicamentos e exames. Mas, além desse prontuário convencional, nos hospitais próprios da Unimed João Pessoa foi implantado o Prontuário Afetivo. Nele, são registradas as preferências pessoais dos pacientes para aumentar, ainda mais, o vínculo com os profissionais de saúde que os atendem diariamente e para que a internação seja a melhor possível.

Implantado neste primeiro momento nas Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e do Hospital Pediátrico Unimed, o Prontuário Afetivo é preenchido com a ajuda do paciente ou de um familiar. São registradas informações como as pessoas mais importantes da vida do paciente, o estilo musical, a música preferida, o que mais gosta de comer, como prefere ser chamado e o que costuma fazer para se divertir.

Esses dados são considerados tão importantes quanto os do prontuário tradicional. Com eles, os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e equipe de experiência com o cliente) podem ajudar a deixar o tempo de internação do paciente muito mais agradável e com maior bem-estar.

VINCULADO REFORÇADO

De acordo com a psicóloga Allana Meireles, coordenadora de psicologia dos hospitais Alberto Urquiza Wanderley e Pediátrico, o Prontuário Afetivo é um projeto para reforçar ainda mais o vínculo entre paciente, familiares e a equipe assistencial.

Muitas vezes com a rotina dinâmica e momentos difíceis, a maioria dos profissionais de saúde não conhece a história de vida de seus pacientes. “A finalidade é mostrar que estamos cuidando do amor de alguém, que aquela pessoa é a esposa, a mãe, a filha, a avó, e o tempo que ela estiver internada na nossa instituição será muito bem tratada por todos”, garantiu.

A psicóloga disse ainda que o Prontuário Afetivo é um resgate da afetividade das relações humanas e também contribui para uma assistência mais humanizada. “O paciente pode saber como é querido e amado, não só pela sua família, mas também ter certeza do cuidado e carinho por parte da equipe assistencial”, enfatizou.

MAIS CALMO

Essa prática de humanização tem feito a diferença para os pacientes, como Arenilson José Moreira, 56 anos, internado para tratar de uma pneumonia. Muito ativo, o advogado e comerciante disse que o Prontuário Afetivo é um grande diferencial na internação. “Em uma UTI, a gente fica muito fechado, parecendo até um prisioneiro. Achei interessante eles saberem esses detalhes, conversar com a gente sobre isso. Me senti mais acolhido”, ressaltou.

Ele disse ainda que as conversas sobre amenidades com a equipe ajudam a acalmar. “Conversamos sobre forró, como eu gosto de trabalhar e também das minhas ‘Cristinas’, que são minha mãe e minha esposa”, comentou.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.