• Início
  • Notícias
  • Hospital Alberto Urquiza chega aos 20 anos na vanguarda da medicina na PB

Notícias

Hospital Alberto Urquiza chega aos 20 anos na vanguarda da medicina na PB

Publicada em 05/04/2019 às 07h

Ao longo dessas duas décadas, o hospital buscou o aperfeiçoamento contínuo em todas as áreas Ao longo dessas duas décadas, o hospital buscou o aperfeiçoamento contínuo em todas as áreas

Conectado à modernidade. É assim que o Hospital Alberto Urquiza Wanderley chega aos 20 anos de fundação no próximo domingo, dia 7 de abril, quando também se comemora o Dia Mundial da Saúde. Nos últimos anos, modernizou-se e está investindo cada vez mais na tecnologia para manter a segurança dos procedimentos, garantir a satisfação dos clientes e da equipe multiprofissional.

A inovação nos processos, como o hospital totalmente digital e uma série de ações focadas na segurança do paciente contribuem com o exercício da medicina de qualidade. Além, é claro, de equipamentos modernos que possibilitam o atendimento de alta complexidade com excelência.

Quem já tinha um atendimento de ponta em 1999 conseguiu assegurar, 20 anos depois, a mesma atenção à saúde do paciente, sem perder o foco nas inovações tecnológicas que garantem, ainda mais, a excelência no cuidado. Ao longo desse tempo, o Hospital tem evoluído para manter a competitividade no mercado.

REFERÊNCIA

Desde a sua fundação, o Alberto Urquiza oferece aos paraibanos uma medicina de ponta, com equipamentos de última geração e uma equipe humanizada e especializada. Referência em procedimentos de alta complexidade, a unidade de saúde  está em constante processo de modernização em todos os seus setores e atualmente oferece vários serviços aos seus clientes. São 239 leitos adultos e pediátricos, seis Unidades de Tratamento Intensivo, Centro Cirúrgico e Obstétrico (com sala de parto normal), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Laboratório de Análises e Agência Transfusional.

SAÚDE ALIADA À TECNOLOGIA

Desde sua inauguração, o Alberto Urquiza buscou sistemas que facilitassem o cotidiano dos profissionais e pacientes, tornando o serviço mais eficaz e seguro. Hoje, o prontuário do paciente é totalmente eletrônico. Assim, toda equipe multidisciplinar tem acesso ao histórico recente ou antigo do paciente.

Os enfermeiros utilizam, inclusive, celulares para acessar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), de forma rápida e prática. E o uso da tecnologia não para por aí. Pacientes com cirurgias marcadas para o Alberto Urquiza podem fazer um check in em casa, facilitando o processo de internação.

Uma das iniciativas mais recentes é o Beira Leito, que está em fase de implantação em todo o hospital. Com ele, a medicação é preparada na frente do paciente, poucos segundos antes da administração. Esse processo, aliado às informações contidas no PEP, garante a segurança do paciente, através da administração correta da medicação.

APERFEIÇOAMENTO

A estrutura física do Hospital Alberto Urquiza também foi renovada nessas duas décadas. Recentemente foram entregues novas suítes no 4º andar. No mês de março, foi inaugurada uma nova ala com oito leitos, atendidos por um novo posto de enfermagem, todos eles com camas manipuladas digitalmente. Aliás, a implantação de  camas mais modernas será realizada em toda unidade de saúde.

O Pronto Atendimento (PA), que recebe pacientes em situação de urgência e emergência, também passou por mudanças. No PA pediátrico, o setor foi dividido em dois novos: um destinado aos pacientes recém-nascidos até os cinco anos e outro dos seis até os 18 anos. Com isso, há mais espaço e comodidade para tratar os pequenos pacientes que buscam o local. No PA adulto, toda a área de macas foi renovada, também para dar mais comodidade a quem procura a unidade. 

INFANTIL

A ala infantil também recebeu atenção especial. Para as crianças, foi criada uma nova brinquedoteca. Maior, com mais brinquedos e mais perto dos leitos de internação pediátrica. Poder brincar em um local adequado e lúdico dá maior bem-estar à criança e isso influência positivamente no tratamento.

Já os pais de crianças que precisam de tratamento em uma UTI ou na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal têm o espaço Maternar. Lá, eles podem descansar, assistir televisão, ler um livro, trocar experiência com outros pais e receber informações da equipe multiprofissional sobre o seu bebê.

INOVAÇÃO CONTÍNUA

Esse aperfeiçoamento contínuo do Alberto Urquiza contribuiu para o melhoramento dos serviços em várias áreas como a informatização da gestão hospitalar, uma maior visão dos processos internos, controle de indicadores e resultados, redução de custos, segurança da informação, capacitação dos profissionais, satisfação dos clientes e o fortalecimento da imagem do Hospital.

Tudo isso tem permitido que a unidade de saúde  receba selos e certificação de qualidade pelos seus serviços. Hoje, é o único no Estado a ter o selo de Acreditação com Excelência, maior certificação nacional que uma unidade de saúde poderia ter. Agora, quer ir mais além: está buscando a Acreditação Internacional Canadense, uma certificação que atesta que o atendimento oferecido aos pacientes tem o padrão dos melhores hospitais do mundo.