• Início
  • Notícias
  • Hospital Alberto Urquiza recebe certificado internacional de referência no tratamento com a ECMO

Notícias

Hospital Alberto Urquiza recebe certificado internacional de referência no tratamento com a ECMO

Publicada em 03/08/2021 às 15h

Hospital Alberto Urquiza Wanderley é referência no tratamento com ECMO Hospital Alberto Urquiza Wanderley é referência no tratamento com ECMO

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley recebeu mais um certificado internacional. A unidade agora é reconhecida como Centro de Referência Elso para o tratamento de pacientes através do método ECMO. Na Paraíba, é o único hospital com a certificação, concedida pela Sociedade de Suporte de Vida Extracorpórea (Extracorporeal Life Support Organization – Elso).

A oxigenação por membrana extracorpórea (Extracorporeal Membrane Oxygenation – ECMO) ficou conhecida nos últimos meses por ser um dos tratamentos utilizados em pacientes com a covid-19. É uma terapia complexa que, através de um dispositivo que permite a oxigenação de forma artificial do sangue fora do corpo, oferece suporte de vida em casos em que as funções dos pulmões ou do coração estejam comprometidas.

De acordo com o cirurgião cardiovascular Maurílio Onofre, para ser reconhecido como Centro de Referência Elso, o Hospital Alberto Urquiza foi submetido a avaliações com critérios rigorosos. “Termos este reconhecimento mostra nossa capacidade de atender o paciente e oferecer esse tipo de tratamento com excelência”, disse. O cirurgião realiza o procedimento no hospital e também tem a certificação como médico.

A Sociedade de Suporte de Vida Extracorpórea é uma organização médica internacional que pesquisa, publica, avalia e regulamenta as ECMOs realizadas em hospitais em todo o mundo. É destaque mundial em educação, treinamento, pesquisa e gerenciamento de dados para o avanço do suporte extracorpóreo à vida.

TREINAMENTO

Maurílio Onofre explicou que o Hospital Alberto Urquiza é reconhecido, também, por fazer o treinamento de profissionais e por poder levar o equipamento para outras cidades, iniciando o procedimento no paciente e transferindo-o, de forma segura, para o Hospital Alberto Urquiza logo após a instalação.

Para que o paciente esteja seguro, é preciso um trabalho de equipe multidisciplinar treinada. Essa técnica deve ser obrigatoriamente empregada em centros especializados, com estrutura adequada e preparada para conduzir a terapia, como é o caso do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

O médico esclarece que a ECMO não cura a covid-19. Ela oferece um suporte temporário para que o coração ou os pulmões se recuperem e assumam as suas próprias funções. “Ela não pode ser considerada como uma terapia de rotina durante a pandemia e, é preciso avaliar muito bem o paciente para saber se ele é ou não elegível para o uso”, explicou.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.