• Início
  • Notícias
  • Hospital Alberto Urquiza reconhecido pela qualidade no atendimento; veja

Notícias

Hospital Alberto Urquiza reconhecido pela qualidade no atendimento; veja

Publicada em 15/08/2019 às 07h

A equipe de enfermagem e gestores celebram a conquista do selo de qualidade: excelência A equipe de enfermagem e gestores celebram a conquista do selo de qualidade: excelência

A qualidade da assistência prestada pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que pertence à Unimed João Pessoa, foi atestada e aprovada. Nesta terça-feira (13), o hospital recebeu oficialmente o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Com esta certificação, o Cofen comprova o alto nível de qualidade dos serviços da instituição, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho. A solenidade de entrega do selo foi realizada no auditório da unidade hospitalar.

O Alberto Urquiza, que recebeu uma das maiores notas do país, é o primeiro hospital do Nordeste e do Sistema Unimed a receber esta certificação. O certificado é válido por três anos e atesta não só a qualidade do Hospital Alberto Urquiza, mas certifica individualmente cada um dos enfermeiros da unidade.

Para conquistar o reconhecimento, o Hospital Alberto Urquiza precisou passar por uma série de avaliações, que englobaram desde a estrutura do hospital até as ações de humanização. A última delas ocorreu em janeiro deste ano, quando o Cofen anunciou que o Hospital receberia o selo.

COMO FUNCIONA

Para conquistar o Selo de Qualidade do Cofen, a enfermagem foi avaliada em seis dimensões: ações gerenciais sistêmicas; estrutura organizacional; aspectos operacionais; infraestrutura; gestão de pessoas; e responsabilidade ambiental.

Os projetos de humanização e as práticas para segurança dos pacientes tiveram um peso relevante para a conquista. O transporte seguro - que inclui tanto o transporte físico quanto a troca de informações sobre o prontuário - e a identificação correta para administração de medicamentos são exemplos de duas ações cotidianas dos profissionais do Hospital Alberto Urquiza e que foram considerados durante a avaliação.

CONQUISTA COMEMORADA

A conquista do Hospital Alberto Urquiza Wanderley foi bastante comemorada pela gestão dos Serviços Hospitalares.  “Nossos enfermeiros, aqui, representam todos os profissionais do país, que fazem um atendimento de qualidade. Dr. Lauro Wanderley - um dos fundadores do hospital - costumava dizer que o médico é o reflexo de Deus nas preces dos que sofrem. Eu costumo dizer que o enfermeiro é a mão de Deus, que ampara aquele que precisa de ajuda”, afirmou o gestor de Serviços Hospitalares, Norberto de Castro Nogueira Filho.

O recebimento deste selo é importante tanto para o Hospital Alberto Urquiza quanto para o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba. Foi o que afirmou a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), Renata Ramalho. “É muito importante saber que temos um hospital que oferece um serviço de excelência. Somos os primeiros no Nordeste a receber este selo e isso atesta a qualidade do serviço”, disse.

A representante do Cofen, Zainet Nogimi, falou sobre o diferencial do trabalho da equipe de enfermagem no atendimento ao paciente. “Com esta certificação, os profissionais estão sendo valorizados. Espero que outros serviços, aqui, na Paraíba, possam seguir vocês, por estarem fazendo essa assistência de qualidade”, afirmou.

RECONHECIMENTOS

Além do Selo de Qualidade do Cofen, o Hospital Alberto Urquiza tem outras certificações. Uma delas é a Acreditação com Excelência, o nível mais alto das certificações nacionais concedidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Alberto Urquiza é o único do Estado a ter este selo.

Agora, a instituição está buscando a certificação Canadense, um selo internacional que atesta e monitora os padrões de alto desempenho em qualidade e segurança na saúde, utilizando normas e práticas adotadas nos melhores centros de saúde do mundo. É mais qualidade e a garantia de um atendimento de excelência para os clientes da Unimed João Pessoa.