• Início
  • Notícias
  • Hospital Alberto Urquiza se destaca pelo pioneirismo na medicina da PB

Notícias

Hospital Alberto Urquiza se destaca pelo pioneirismo na medicina da PB

Publicada em 23/05/2019 às 07h

O Hospital reúne equipe capacitada e tecnologia de ponta: modernização a serviço do cliente O Hospital reúne equipe capacitada e tecnologia de ponta: modernização a serviço do cliente

Há 15 anos, a medicina registrava um procedimento inédito na Paraíba: em 23 de maio de 2004 era realizado o primeiro transplante de coração do Estado. E o feito só foi possível porque o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, desde aquela época, já contava com tecnologia de ponta e com um quadro de profissionais treinado e capacitado.

Em 8 de junho do mesmo ano, cerca de 15 dias após, os profissionais do Hospital Alberto Urquiza concretizavam outro ato inovador: realizaram com sucesso o primeiro transplante de fígado da Paraíba. Referência em procedimentos de alta complexidade no Estado, o hospital, ao longo dos anos, continua se modernizando, adquirindo novos equipamentos e qualificando constantemente sua equipe, que alia a técnica à humanização no atendimento.

Desde então, foram 98 transplantes, sendo 70 de fígado, 11 de coração e 17 de rins. O Hospital Alberto Urquiza é autorizado pelo Ministério da Saúde (MS) para realizar esses procedimentos graças às licenças que foram renovadas em dezembro de 2018. Os bons resultados obtidos nos transplantes têm contribuído para tornar a instituição uma referência para a população e contribuído para engrandecer a história da medicina na Paraíba.

O médico cardiologista Maurílio Onofre estava na equipe pioneira que realizou o transplante de coração. “Até conseguirmos o primeiro transplante, foi um processo muito demorado. Tínhamos a Central de Transplantes para nos ajudar, mas fizemos muitos treinamentos e simulações com a equipe de enfermagem. Por isso, quando aconteceu, estava tudo muito bem preparado”, explicou.

ESTRUTURA

A estrutura do Hospital inclui 239 leitos, moderno Centro Cirúrgico, Centro de Terapia Intensiva com seis UTIs, Pronto Atendimento, Centro de Diagnóstico, entre outros serviços essenciais para cirurgias de alta complexidade. A equipe médica conta com alguns dos melhores especialistas do Estado e todos os profissionais da equipe multidisciplinar são capacitados permanentemente.

Aliada à tecnologia, o Hospital também investe em humanização. Diversos programas são desenvolvidos para dar apoio psicológico e social aos pacientes. “O Hospital Alberto Urquiza tem a melhor estrutura do Estado, não deixa a desejar em nada aos hospitais dos grandes centros. Fazemos as cirurgias com muito conforto e segurança. Se não fosse essa ótima estrutura que o hospital sempre teve, não teríamos feito essa cirurgia tão complexa”, enfocou o cardiologista Maurílio Onofre.

CERTIFICAÇÃO

O Hospital Alberto Urquiza tem diversas outras certificações. Uma delas é a Acreditação com Excelência, o nível mais alto das certificações nacionais concedidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O Alberto Urquiza é o único do Estado a ter este selo. A instituição está dando um passo ainda mais alto: está buscando a Acreditação Canadense, um selo internacional que atesta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança na saúde, utilizando normas e práticas aprovadas e adotadas nos melhores centros de saúde do mundo.