• Início
  • Notícias
  • Hospital da Unimed JP desenvolve classificação de risco para pacientes com covid

Notícias

Hospital da Unimed JP desenvolve classificação de risco para pacientes com covid

Publicada em 18/03/2022 às 07h

Hospital inovou na elaboração de um sistema próprio de classificação de risco Hospital inovou na elaboração de um sistema próprio de classificação de risco

Os maiores e melhores hospitais em todo o mundo utilizam protocolos de classificação de risco para o atendimento aos pacientes nas urgências e emergências. A regra é: tem prioridade no atendimento quem apresenta maior risco para a saúde. Com o surgimento da covid-19, esses protocolos não foram suficientes para o atendimento dos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. Por isso, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley inovou na elaboração de um sistema próprio de classificação de risco específico para covid.

A classificação de risco desenvolvida na Urgência e Emergência do Hospital Alberto Urquiza, que assumiu uma posição de protagonismo na Paraíba no enfrentamento à covid-19, garantiu um atendimento mais rápido e seguro, tanto para os pacientes com suspeita da doença, quanto para quem procurava o hospital para tratar outras enfermidades. O ganho nos tempos de tomada de decisão clínica foi de 94% de eficiência. “A gente precisou adaptar o protocolo que já utilizava à nossa necessidade, facilitando o trabalho, melhorando o fluxo e, em consequência, salvando vidas”, disse o diretor clínico e técnico do hospital, José Calixto da Silva Filho.

O êxito do novo sistema foi percebido desde os primeiros dias de utilização. “Essa nova classificação foi tão importante que serviu de modelo para outros hospitais, tanto públicos quanto particulares. Ela é o resultado de um trabalho de interação de toda a equipe multiprofissional”, comentou o médico.

ARTIGO CIENTÍFICO

A classificação de risco para covid-19 do Hospital Alberto Urquiza foi tema de um artigo científico publicado na revista “Science”, um periódico que dissemina experiências atuais e inéditas, que apresentem avanços na gestão e busca pela excelência. Com o tema “Estratégias de gestão do manejo clínico do paciente com suspeita ou confirmação de covid-19: impactos e resultados”, o artigo abordou a experiência do hospital.

A revista é considerada uma importante fonte de exemplos práticos de sucesso e disseminação de boas práticas. “Ter este artigo publicado em uma revista tão importante e séria significa o reconhecimento de um caso de sucesso, desenvolvido e voltado para o nosso propósito, que é promover a vida, cuidando da saúde das pessoas”, disse Cássia Ventura, gerente da Qualidade dos hospitais próprios da Unimed JP.

A “Science” é publicada pelo Instituto Qualisa de Gestão, uma das maiores instituições acreditadoras do país. Ou seja, concede certificações de qualidade aos serviços de saúde.