• Início
  • Notícias
  • Hospital recebe segundo certificado de qualidade em menos de uma semana

Notícias

Hospital recebe segundo certificado de qualidade em menos de uma semana

Publicada em 24/01/2019 às 10h

Profissionais de saúde usam procedimentos adequados para garantir segurança do paciente Profissionais de saúde usam procedimentos adequados para garantir segurança do paciente

Em menos de uma semana, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley recebeu o segundo certificado de qualidade. Dessa vez, a instituição foi contemplada com a Validação de Boas Práticas para o Tromboembolismo Venoso (TEV), concedida pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), organização que certifica a segurança do paciente. A validação foi concedida no dia 23. No último dia 17, o Hospital já havia recebido o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O Alberto Urquiza, que pertence à Unimed João Pessoa, é o primeiro no Estado e o primeiro no Sistema Unimed a receber a validação. Apenas outros seis hospitais no Brasil têm esse título. O Hospital foi reconhecido por colocar em prática as ações contidas no Protocolo de TEV que diminuem o risco de o paciente internado desenvolver tromboembolismo.

 

O programa de Validação de Boas Práticas de Segurança do IBSP analisa como funcionam os processos dentro das instituições hospitalares. No caso específico da validação de profilaxia de TEV, o objetivo é garantir que essa cadeia de procedimentos é efetiva e que a instituição está preparada para rastrear possíveis lacunas durante o processo. Foi a essa análise - cujos resultados foram validados pelo IBSP - que a Unimed João Pessoa foi submetida em visita no dia 22.

A prevenção do tromboembolismo venoso, combinação de duas doenças que causam coágulos nas veias e obstrução das artérias do pulmão, é feita com medidas simples e acessíveis a todos. Mas, para isso, é preciso que os profissionais sigam, no dia a dia, os procedimentos descritos no Protocolo de TEV. E no Hospital Alberto Urquiza, todos os pacientes internados são avaliados quanto ao risco de TEV. Eles passam por avaliações periódicas, desde a admissão até a alta hospitalar, seguindo o que recomenda o Programa de Prevenção do Tromboembolismo Venoso.

FATORES

Quase todo paciente hospitalizado tem, pelo menos, um fator de risco para Tromboembolismo Venoso, e a maioria tem fatores de risco múltiplos, como idade acima de 40 anos, tabagismo, obesidade, câncer, presença de varizes nas pernas, pós-operatório de cirurgias de quadril e joelho. Esses dados dão a dimensão da importância de prevenir a doença no ambiente hospitalar, o que impacta positivamente na segurança do paciente e nos bons resultados assistenciais do Hospital.

MAIS RECONHECIMENTO

A busca pela assistência de qualidade e segurança do paciente faz com que o Hospital Alberto Urquiza tenha diversas certificações. É o único no Estado a ter a Acreditação com Excelência, o nível mais alto das certificações nacionais concedidas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, recentemente, foi o primeiro do Nordeste e da Paraíba a receber o Selo pela qualidade da assistência da enfermagem.

Agora, o Hospital está dando um passo ainda mais alto: quer conquistar a certificação Canadense, um selo internacional que atesta os padrões de alta performance em qualidade e segurança na saúde, utilizando normas e práticas aprovadas e adotadas nos melhores centros de saúde do mundo.