• Início
  • Notícias
  • Luz do Sol: Projeto da Unimed JP leva bem-estar e melhora as condições físicas de pacientes

Notícias

Luz do Sol: Projeto da Unimed JP leva bem-estar e melhora as condições físicas de pacientes

Publicada em 08/11/2021 às 14h

Ação contribui para a restauração do equilíbrio biopsicossocial dos pacientes Ação contribui para a restauração do equilíbrio biopsicossocial dos pacientes

“Me sinto revigorada quando eles me trazem aqui. Gosto muito desse passeio”. Assim se sente dona Heridulce Pessoa Pires, de 82, ao participar do Projeto luz do Sol. Internada há quase 90 dias para tratar a saúde no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, a idosa saiu do apartamento para ir no Solário, um local aberto, no quarto andar do hospital.

Sair do apartamento ou mesmo de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para ver e sentir coisas novas faz parte do Projeto Luz do Sol, desenvolvido pela equipe de fisioterapia dos hospitais próprios do Plano de Saúde Unimed JP.

Esse momento especial para o paciente envolve a equipe multiprofissional do Hospital. É que o paciente é avaliado por todos os profissionais que o assistem, para saber se ele tem condições de sair do leito. Dependendo de como o paciente estiver, ele pode ir no leito ou mesmo em uma cadeira de rodas. Além disso, até suporte ventilatório é colocado para que o paciente esteja seguro.

Esse tipo de ação pode melhorar as condições físicas e emocionais de quem está internado. Além do solário, que tem uma visão panorâmica de vários bairros da cidade, o paciente, pode, por exemplo, ir à capela do hospital.

EQUILÍBRIO BIOPISICOSSOCIAL

Tirar o paciente do leito é uma ferramenta de humanização, que propicia ao doente crítico em recuperação o acesso a vários ambientes, como o solário e a capela. Isso contribui para a restauração do equilíbrio biopsicossocial dos pacientes.

Além disso, é possível incrementar a assistência fisioterapêutica, melhorando a função respiratória e uma recuperação mais efetiva da função motora. O paciente estará mais propício a resultados de uma reabilitação integral e humanizada. Outra grande vantagem é facilitar a alta hospitalar.

Todo paciente que for liberado pela equipe multiprofissional para fazer o passeio será acompanhado por profissionais de fisioterapia e enfermagem. Caso não tenha condições de ir de cadeira de rodas, uma cama também pode ser adaptada para levar o paciente.

O Projeto Luz do Sol é um dos mais de 30 projetos de humanização e bem-estar desenvolvidos pelos hospitais próprios da Unimed João Pessoa. Os profissionais da cooperativa avaliam que esse tipo de ação feita com o paciente é tão importante quanto os equipamentos modernos, medicações eficientes e profissionais capacitados. Isso faz com que o paciente seja tratado como um todo, proporcionando, além do tratamento da enfermidade, bem-estar físico e mental.