• Início
  • Notícias
  • Mãos que apoiam: um ano depois, saiba como estão as mulheres acompanhadas pela Unimed JP

Notícias

Mãos que apoiam: um ano depois, saiba como estão as mulheres acompanhadas pela Unimed JP

Publicada em 11/10/2021 às 07h

Programa ajuda mulheres da Comunidade São Rafael no diagnóstico precoce do câncer de mama Programa ajuda mulheres da Comunidade São Rafael no diagnóstico precoce do câncer de mama

Há um ano, a Unimed João Pessoa lançava o Programa Mãos que Apoiam para ajudar mulheres da Comunidade São Rafael, no diagnóstico precoce do câncer de mama. Doze meses e muitos exames depois, as nove mulheres receberão a alta definitiva neste mês de outubro.

“Eu fui muito bem atendida, fiz todos os exames, fui no consultório da médica. Se não fosse pela Unimed João Pessoa, não sei se teria conseguido fazer tudo que fiz” - disse Jacenira Ventura de Oliveira, uma das mulheres da comunidade beneficiadas com o programa.

Jacenira e as outras oito mulheres foram selecionadas depois de passarem por uma triagem do Programa de Saúde da Família (PSF) da comunidade e pela

Associação de Moradores. Todas têm acima de 40 anos e tinham suspeita de câncer de mama. Elas foram acompanhadas pelas mastologistas cooperadas da Unimed João Pessoa - Débora Cavalcanti , Lakymê Mangueira e Tarciana Ramalho - que se

engajaram como voluntárias no projeto. “Foi uma experiência única participar deste projeto. Conseguimos mudar para melhor a vida dessas mulheres. Eu acompanhei três delas. Todas fizeram os exames e toda a assessoria necessária”, disse Lakymê Mangueira.

Depois de vários exames - mamografia, ultassonografia, biopsia, anatomopatológico e punção mamária custeados pela Unimed JP - as nove mulheres descobriram que não estavam com câncer de mama. Neste mês de outubro, cada uma delas voltará à médica que a acompanhava para ter a consulta final e receber a alta definitiva.

MÃOS QUE APOIAM

O Projeto Mãos que Apoiam faz parte das ações de responsabilidade socioambiental da Unimed JP , que é signatária do Pacto Global da ONU e assumiu o  compromisso de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 3º ODS é “Boa Saúde e Bem-Estar”. Ao mesmo tempo, a Unimed JP também coloca em prática, com a iniciativa, o seu propósito, que é “promover a vida, cuidando da saúde das pessoas”.