• Início
  • Notícias
  • Médico dá orientações para quem quer começar uma atividade física

Notícias

Médico dá orientações para quem quer começar uma atividade física

Publicada em 31/01/2020 às 07h

A prática da atividade física traz mais saúde e qualidade de vida, mas é preciso tomar cuidados A prática da atividade física traz mais saúde e qualidade de vida, mas é preciso tomar cuidados

A prática da atividade física traz mais disposição no dia a dia, fortalece o corpo, aumenta a flexibilidade e melhora o humor. E a corrida e uma delas. Mas, atenção! Quem está há muito tempo sem se exercitar não deve, de um dia para o outro, calçar um tênis e sair correndo vários quilômetros.

O corpo não aguenta, ou seja, o que era para ser algo benéfico, pode acabar trazendo dores, distensões musculares e outros problemas. “Todos nós que estamos há um tempo sem praticar alguma atividade física merecemos obedecer e seguir alguns critérios e recomendações, pois estaremos submetendo nosso corpo a um tipo de atividade que não é rotina e é justamente aí onde contraímos algumas lesões e fazemos aparecer algumas doenças, muitas delas graves”, alertou o ortopedista Felipe Sena, médico cooperado da Unimed JP.

Ele disse que o corpo precisa se adaptar à nova rotina de exercícios e orientou cuidados. "As pessoas podem não ter consciência, mas quem inicia ou retoma um exercício físico está exigindo bastante, tanto do sistema musculoesquelético como do sistema cardiovascular". Sendo assim, é imprescindível uma avaliação ortopédica e cardiológica prévias com especialistas.

Essas avaliações são rápidas e vêm com recomendações a serem seguidas, que podem evitar o desenvolvimento de lesões e o aparecimento de doenças. "A dica vale para qualquer pessoa, sem exceção", ressaltou o médico.

DICAS A SEGUIR

Veja quatro dicas simples para iniciar uma atividade física:

  • Encontre um local adequado para praticar as atividades físicas, como parques, praças e similares;
  • Comece com uma atividade que não exige alto preparo físico;
  • Pratique atividade física perto de casa, não exigindo grandes deslocamentos, o que ajuda na manutenção desse hábito;
  • Procure atividades realizadas por várias pessoas, inclusive do seu círculo de amizade, o que poderá ser um estímulo a mais.

Fonte: Ministério da Saúde