• Início
  • Notícias
  • Mulher dá à luz quatro bebês no hospital da Unimed João Pessoa

Notícias

Mulher dá à luz quatro bebês no hospital da Unimed João Pessoa

Publicada em 17/09/2020 às 16h57

Shimeny, na UTI Neonatal com os quatro bebês: estrutura pesou na escolha do local do parto Shimeny, na UTI Neonatal com os quatro bebês: estrutura pesou na escolha do local do parto

Foram 30 semanas de expectativa. Deste período, 30 dias foram no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que se transformou em um novo lar. Terça-feira à noite (15), a espera acabou. O sonho de Shimeny Lima e Manoel Dantas se tornou realidade. Uma realidade multiplicada por quatro: nasceram Ester, Leonardo, Davi e Beatriz, para se juntarem aos dois irmãos de cinco e sete anos, ambos chamados Rafael. A família agora, de oito pessoas, só pensa em uma coisa: ficar todo mundo junto.

Shimeny, que é enfermeira, contou que sempre sonhou em ser mãe e já tinha Rafael, quando se casou com Manoel, há dois anos, que também já tinha um filho com o mesmo nome. “Mas queríamos ter um filho nosso, do casal, representando a nossa união. Para engravidar do meu primeiro filho, eu tive que fazer a indução de ovulação. Desta segunda vez, também foi assim. Esperava, inclusive, que fossem dois, mas quatro crianças de uma só vez foi uma surpresa”, disse.

Durante a gestação, ela passou por algumas dificuldades, fazendo até um procedimento cirúrgico. “Quando estava com 25 semanas comecei a ter contrações. Era Ester, apressadinha, já querendo nascer. Foi então que a minha médica decidiu que eu teria que ficar internada até o final da gestação, assim seria mais seguro para mim e para as crianças”, contou.

A dúvida entre ficar internada ou não foi grande. Shimeny descobriu a gravidez no início da pandemia e estava com receio de contrair o vírus. A segurança passada pelo Hospital Alberto Urquiza Wanderley fez toda a diferença. “Minha médica recomendou fortemente que eu viesse para o hospital da Unimed João Pessoa. Eu, então, me certifiquei de que os protocolos e fluxos estavam sendo feitos para evitar contaminação. Como enfermeira, posso comprovar esse cuidado”, disse.

Manoel disse que a estrutura do hospital também ajudou na decisão. “Aqui teríamos o atendimento completo. Caso ela precisasse, teria uma UTI para ela e tínhamos a certeza que os bebês teriam uma UTI estruturada, com equipamentos e bons profissionais”, afirmou.

ALTA HOSPITALAR

Na terça-feira, foram mobilizados pelo menos 12 profissionais para acompanhar o parto. Destes, duas eram obstetras e quatro pediatras. Uma das obstetras era Karina Azevedo, médica de Shimeny. Ela afirmou que a mamãe está muito bem. “Foi um desafio, mas também gratificante participar desse momento com a família. Conseguimos sanar todas as intercorrências de uma gestação como a dela. Chegar às 30 semanas foi muito importante e só conseguimos isso pelo auxilio multidisciplinar que ela teve em um hospital como o da Unimed João Pessoa”, declarou.

A mãe deve ter alta hospitalar nesta sexta-feira (18), mas os bebês ainda precisarão passar algum tempo internados. Para a idade gestacional e por serem quadrigêmeos, o estado de saúde deles é considerado favorável. Mas, é preciso esperar um pouco mais até unir toda a família em casa. “Ficarei vindo para o hospital diariamente para dar toda a assistência que eles precisam. Não é fácil saber que sairei do hospital sem eles, mas vai chegar o dia em que vamos sair todos juntos e será uma festa”, disse.

ESTRUTURA

Referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley tem dois certificados de qualidade – a Acreditação Internacional Qmentum e a Acreditação com Excelência (o mais alto nível nacional – que atestam a segurança oferecida aos pacientes. “Nós seguimos todas as recomendações da Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde para sermos um local seguro, mesmo diante de uma pandemia. Além disso, contamos com uma equipe médica e multidisciplinar capacitada”, comentou o ginecologista e coordenador médico da Maternidade do hospital, Marcelo Tissiani.

Ele lembrou ainda que o Alberto Urquiza é completo para o atendimento a casos de gestação de alta complexidade, tendo unidade de tratamento intensivo para a mãe e para os bebês. “Ginecologistas, obstetras, neonatologistas, anestesistas... Toda a equipe está preparada para partos de alto risco”, explicou. No caso dos quadrigêmeos, Marcelo Tissiani explicou que o hospital esteve sempre em alerta para recebê-los. A partir do momento da internação, equipes ficaram de sobreaviso, esperando o parto.

QUÍNTUPLOS

Este não é o primeiro caso de gestação com mais de três crianças que o Alberto Urquiza recebe. Em 2003, nasceram quíntuplos, um caso raro na medicina em todo mundo. Os cinco bebês nasceram com saúde.

Um dos médicos que participou do parto dos quíntuplos foi o anestesiologista Laércio Ataíde, membro do Conselho de Administração (Conad) da Unimed João Pessoa. “Eu me senti muito seguro naquela época em fazer um procedimento desta complexidade. Foi um sucesso total. A mãe e os cinco bebês saíram muito bem do hospital. Hoje, a segurança para todos os procedimentos realizados no hospital continua se aprimorando”, disse. É o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, desde os primeiros anos em atividade, trazendo vida ao mundo.