• Início
  • Notícias
  • Obesidade: o que você precisa saber para tratar essa doença crônica

Notícias

Obesidade: o que você precisa saber para tratar essa doença crônica

Publicada em 11/03/2022 às 10h

Obesidade: o que você precisa saber para tratar essa doença crônica

Fatores genéticos, ambientais, sociais e psicológicos. São várias as causas que podem levar à obesidade, uma doença crônica que precisa ser corretamente tratada. Nessa luta contra a balança, o desafio é ainda maior para as mulheres, que podem ter mais dificuldade para emagrecer.

Um ponto importante que deve ser levado em conta por quem quer perder peso é que não existem fórmulas mágicas. Existe um tratamento correto para cada pessoa. Tanto quanto as calorias a mais, também é importante abandonar o sentimento de culpa. “Ninguém tem obesidade porque quer, ou seja, não existe culpado para a obesidade”, lembra a endocrinologista Ana Flávia Aguiar Ribeiro Coutinho, médica do Centro Médico Unimed - Zona Sul, unidade da Unimed João Pessoa, nos Bancários.

Para ajudar o paciente a emagrecer, o endocrinologista faz uma investigação para saber se existe uma causa para o aumento de peso e os riscos de mantê-lo para a saúde. Por isso, o tratamento passa por orientações sobre o estilo de vida e, se for necessário, é feita a indicação individualizada de medicações.

Ana Flávia destaca que quem quer emagrecer precisa praticar atividades físicas regularmente, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e adotar uma alimentação balanceada, preferindo alimentos frescos e naturais aos alimentos industrializados. Por isso, também é importante contar com o acompanhamento de um nutricionista.

 

DESAFIO DAS MULHERES

A endocrinologista Ana Flávia explicou que existem razões genéticas, fisiológicas e hormonais que fazem com que, inicialmente, a mulher tenha mais dificuldade para perder peso do que os homens. “Quando comparados homens e mulheres com o mesmo Índice de Massa Corporal (IMC), eles geralmente têm uma maior composição de massa magra (músculos). O músculo tem um metabolismo maior.”, explica.

 

SERVIÇO ESPECIALIZADO

Maior plano de saúde da Paraíba, com mais de 157 mil clientes, a Unimed João Pessoa disponibiliza uma equipe de endocrinologistas no Centro Médico, nos Bancários. Estes profissionais darão todas as orientações para que a perda de peso ocorra da melhor forma e sem colocar a saúde em risco.

Além de endocrinologistas, o Centro Médico Unimed, também disponibiliza consultas com cardiologista, reumatologista, pediatra, clínico e ginecologista e obstetra.

As consultas podem ser agendadas pelo aplicativo da Unimed JP (para quem usa Android), por telefone (0800 725 1200) ou na área do cliente no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/cliente).