• Início
  • Notícias
  • Pacientes de outros estados buscam HAUW para tratamento da covid-19

Notícias

Pacientes de outros estados buscam HAUW para tratamento da covid-19

Publicada em 09/07/2020 às 07h

Equipe capacitada, investimento em tecnologia, terapias pioneiras e estrutura Equipe capacitada, investimento em tecnologia, terapias pioneiras e estrutura "atraem" pacientes

Referência em alta complexidade e no tratamento de covid-19, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW) está fazendo com que pacientes de outros estados procurem a Paraíba para tratar a doença. Desde o início da pandemia, o hospital, que integra a rede própria da Unimed JP, tem se destacado pela utilização de terapias e técnicas pioneiras no Nordeste e no investimento em tecnologia para tratamento das pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

Uma das pacientes de outro estado atendida na Paraíba foi a senhora Sheila Duarte Monteiro, de 55 anos. Ela estava internada em um hospital particular de Cuiabá, no Mato Grosso, e foi transferida para o Alberto Urquiza Wanderley porque a unidade de lá não tinha a estrutura adequada para o tratamento da covid-19. O caso foi citado em matéria, ontem à noite (7), no Jornal Nacional, da Rede Globo.

O filho dela, Felipe Duarte Monteiro, disse que, depois que o pai faleceu em Cuiabá, acometido pela mesma doença, a família resolveu fazer a transferência de dona Sheila para um hospital que tivesse estrutura. Foi, então, que começou a tentar a internação no Alberto Urquiza. “Eu moro em João Pessoa, mas estava em Cuiabá para acompanhar meus pais durante a internação. Quando meu pai faleceu, a infectologista deles nos aconselhou a transferir minha mãe para um hospital com a estrutura adequada”, disse.

Felipe relatou que, apesar da grande distância entre as cidades, resolveu entrar em contato com o hospital para tentar a vaga para a mãe. “Desde o primeiro contato, tivemos o acompanhamento dos médicos. Quando ela chegou em João Pessoa e recebeu os primeiros atendimentos, já vimos a melhora. Em 24 horas, minha mãe já não precisava mais de UTI”, contou. “Foram mais 48 horas de internação em apartamento e já estamos em casa, terminando o tratamento. Agradecemos o trabalho de excelência da equipe, que foi, além de tudo, humana”, acrescentou.

ESTRUTURA

Desde os primeiros casos suspeitos no Brasil, a Unimed JP montou o Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19, que adotou diversas providências para o atendimento aos clientes acometidos pela doença. O hospital foi transformado em praticamente duas unidades, com fluxos, funcionários e áreas de atendimento separadas para pacientes “covid” e “não covid”.

O investimento em treinamentos da equipe – que reúne alguns dos melhores profissionais da Paraíba - e na implantação de inovações é constante. O Hospital utiliza um robô para facilitar a interação entre o paciente e a assistência; foi o primeiro na Paraíba a usar a técnica de infusão de plasma convalescente para tratar covid-19; usa a técnica de fisioterapia com cateter nasal de alto fluxo, um tipo de oxigenoterapia feita de forma não invasiva; e dispõe de uma tomografia por bioimpedância, entre outros equipamentos que garantem segurança e bons resultados no enfrentamento à covid-19.