Unimed João Pessoa

Notícias

Programa de Integridade: Unimed JP com foco na ética e na transparência

A- A+
Publicada em 20/02/2020 às 07h
Médicos cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade civil prestigiaram evento de lançamentoMédicos cooperados, colaboradores, parceiros e sociedade civil prestigiaram evento de lançamento

Em qualquer aspecto da vida, surgem dilemas que nos obrigam a fazer escolhas, a buscar a forma correta de agir. Quando esses dilemas estão nas relações corporativas, o melhor caminho é seguir as normas da organização. E para reforçar o compromisso com a transparência, respeito e a ética, a Unimed João Pessoa lançou na noite da terça-feira (18) o seu Programa de Integridade.

O evento ocorreu no Centro Cultural Ariano Suassuna, no Tribunal de Contas da Paraíba, e contou com a palestra da especialista em compliance, Alessandra Gonsales, que falou sobre a relevância e o papel do compliance e de um programa de integridade nas organizações.

Diante de colaboradores, médicos cooperados, parceiros e sociedade civil, a Cooperativa reafirmou que a honestidade, a clareza e a integridade fazem parte de sua essência e devem ser adotadas por todos. O Programa de Integridade, previsto na Resolução Normativa 443, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), estabelece diretrizes que contribuem para  a longevidade e a sustentabilidade da Cooperativa, mantendo relações de trabalho saudáveis e harmônicas.

“O lançamento do Programa reforça o propósito permanente da Unimed João Pessoa em realizar seus negócios de forma ética e transparente, com o apoio total e irrestrito da alta gestão. Ele busca garantir que as pessoas jurídicas estabeleçam, por iniciativa própria, mecanismos que possam evitar a ocorrência de ato lesivo”, afirmou o presidente do Conselho de Administração (Conad), Demóstenes Paredes Cunha Lima.

ESFORÇO COLETIVO

O Programa de Integridade é resultado dos esforços coletivos iniciados há cerca de um ano, quando a Comissão de Governança e Compliance da Unimed JP começou os trabalhos para a implementação do compliance, que é o conjunto de disciplinas que regem as práticas da organização com a finalidade de prevenir qualquer inconformidade. Desde então, várias ações foram postas em prática para reforçar as normas e diretrizes da Cooperativa com seus diversos públicos.

“Elaboramos políticas, discutimos exaustivamente o Código de Conduta para que os nossos colaboradores e demais partes envolvidas entendam os verdadeiros valores da empresa, treinamos e capacitamos os nossos colaboradores, desenvolvemos quizes, divulgamos as ações da comissão”, afirmou José Morais Filho, coordenador da Gestão Integrada de Riscos, Controles, Compliance e Auditoria Interna (Girc) da Unimed JP.

PALAVRA DE ESPECIALISTA

A especialista em compliance Alessandra Gonsales destacou três pontos importantes sobre compliance e o Programa de Integridade. Confira:

Qual a importância do compliance para uma organização?

É muito importante que as organizações tenham um programa de compliance porque o maior objetivo dele é preservar a perpetuidade da empresa. Atualmente, temos situações em que, quando uma empresa pratica atos ilícitos, elas sofrem fortes penalidades pecuniárias e também forte dano reputacional.

E qual o papel do Programa de Integridade nesse contexto?

O Programa de Integridade visa criar mecanismos para prevenir atos ilícitos. A iniciativa da Unimed João Pessoa é importantíssima. Estamos vendo, inclusive, o engajamento de todos os colaboradores que estão vestindo a camisa da integridade. E é essa a mensagem que deve ser passada.

Como deve ser o engajamento dos colaboradores e parceiros ao Programa?

Devemos nos perguntar: de quem é o Programa de Integridade? Ele é de todos. O Programa só vai funcionar se todos aderirem, independentemente da função que exerce na organização, incluindo os terceiros. E como deve ser esse engajamento? Participando de treinamentos, das atividades organizadas pela comissão de compliance e utilizando o Canal de Denúncia para informar qualquer situação que seja contrária à política da organização.  

TRANSPARÊNCIA

Todas as informações sobre o Programa de Integridade estão em uma seção criada especialmente pela Unimed JP para divulgar o tema. Na página, são disponibilizadas matérias relacionadas às boas práticas de governança, compliance, normas internas da Unimed JP, entre outros assuntos. O acesso à seção é feito através do botão Programa de Integridade, na aba institucional, no Portal Unimed JP.