• Início
  • Notícias
  • Pulseira roxa alerta sobre alergias a medicamento: segurança do paciente

Notícias

Pulseira roxa alerta sobre alergias a medicamento: segurança do paciente

Publicada em 25/10/2019 às 07h

Os pacientes alérgicos a medicamentos recebem a pulseira roxa no momento da triagem: cuidado Os pacientes alérgicos a medicamentos recebem a pulseira roxa no momento da triagem: cuidado

Alergia a medicamento é um problema bem comum enfrentado pelas pessoas. Ao dar entrada no Hospital Alberto Urquiza Wanderley é colocado no Prontuário do Paciente se ele é ou não alérgico a alguma substância. Agora, a unidade hospitalar adotou mais um reforço para sinalizar esta condição. Quem tiver algum tipo de alergia recebe uma pulseira roxa, diferenciando o atendimento.

Essa medida auxilia toda a equipe multiprofissional que participará do atendimento do paciente a identificar rapidamente este fator de risco individual. Utilizar a pulseira roxa faz parte da Política de Segurança e da Sinalização de Risco. Pacientes pediátricos e adultos, que deem entrada na urgência, façam uma cirurgia ou mesmo um exame do Centro de Diagnóstico, recebem a identificação diferenciada.

CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

Além da pulseira roxa, os pacientes do Hospital Alberto Urquiza já recebem pulseiras coloridas para diferenciar o tipo de atendimento que receberá. Trata-se do Protocolo de Manchester, uma triagem de pacientes com pulseiras de identificação colorida, usadas para identificar casos mais graves ou situações mais simples. Independentemente da classificação de risco recebida pelo paciente (entenda mais abaixo), caso ele seja alérgico, receberá a pulseira que define esta sua condição. Por isso, o alérgico ficará com duas pulseiras.

CORES QUE SALVAM


Veja abaixo qual o significado das seis cores do Sistema de Classificação de Risco adotado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley:


Vermelho: Emergência

Essa cor indica que o paciente precisa de atendimento imediato por estar com a vida em risco. Paciente normalmente inconsciente.

Tempo máximo para atendimento: 0 minuto.


Laranja: Muito urgente

O paciente precisa de atendimento o mais rápido possível.

Tempo máximo para atendimento: 10 minutos.


Amarela: Urgente

O paciente precisa de avaliação. Não é considerada uma emergência, já que possui condições clínicas para aguardar.

Tempo máximo para atendimento: 60 minutos.


Verde: Pouco urgente

É o caso menos grave, que precisa de atendimento médico, mas pode ser assistido no consultório médico, ambulatoriamente.

Tempo máximo para atendimento: 120 minutos.


Azul: Não urgente

Esse paciente poderia ser atendido em um consultório médico.

Tempo máximo para atendimento: 240 minutos.