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Saiba quando levar a criança ao atendimento de urgência ou pediatra

Publicada em 15/03/2019 às 07h

Se o quadro puder esperar, a ida ao pediatra resulta em uma consulta mais calma e demorada Se o quadro puder esperar, a ida ao pediatra resulta em uma consulta mais calma e demorada

A preocupação de mães e pais com a saúde dos filhos é sempre uma constante. Por isso, a qualquer sinal de alerta a criança é levada para o médico, principalmente neste período do ano quando é comum o aparecimento de viroses que causam diarreia, vômito e febre.

Mas, você sabe em que situação procurar um Pronto Atendimento (PA) ou o pediatra do seu filho? Quando um desses sintomas surge, é importante avaliar se a criança necessita de um atendimento de urgência ou se pode esperar pela consulta com um pediatra. 

Seja pela praticidade, seja pela falta de tempo ou ainda pela ansiedade, muitos pais preferem correr para o hospital e entrar em contato com o pediatra e, quando necessário, agendar uma consulta. Mas é preciso que eles estejam cientes de que nem todo caso exige que o atendimento médico seja imediato, e que a ida a um PA só deve acontecer em caso de urgência ou emergência.

MÉDICA ESCLARECE

A pediatra Darcy de Fatima Luckwu de Lucena, coordenadora do Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, explica que se a febre, tosse ou vômito desaparecerem em menos de 24 horas e o estado geral da criança for bom, não há necessidade de levar a um PA. “Nesse caso, os pais devem entrar em contato com o pediatra que assiste a criança ou procurar um serviço ambulatorial. No entanto, se os sintomas persistirem por mais de 24 horas, o hospital deve ser procurado”, diz.

O atendimento no Pronto Atendimento é feito com uma consulta direcionada apenas para a queixa principal. Como o consultório é sempre mais tranquilo, o pai ou responsável pode conversar um pouco mais com o médico, relatando com calma o problema de saúde. A vantagem do consultório é que a criança será atendida pelo pediatra que o acompanha. Isso não é possível em um serviço de urgência e emergência, onde o atendimento será feito pelo profissional de plantão.

OPÇÕES

Além do consultório do pediatra que atende habitualmente a criança, os pais que são clientes da Unimed João Pessoa têm duas alternativas ambulatoriais. A primeira é o Núcleo de Atenção à Saúde (NAS-SUL), uma unidade própria da Unimed JP, que tem atendimento pediátrico. A outra é a Cooperativa dos Pediatras. Os clientes do Brejo paraibano contam também com a Unidade Guarabira.

ENDEREÇOS

NAS-Sul

Avenida Sérgio Guerra, 281, principal dos Bancários.

Horário de Atendimento: todos os dias, das 7h às 22h.

Telefones: 2106-0680 / 2106-0690

Unidade Guarabira

Rua Napoleão Laureano, 59, no Centro da cidade.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7h às 19h; sábado, das 7h às 13h.

Telefones: 3271-4041 / 3271-4042

Cooperativa dos Pediatras

Rua João Domingos, número 91, Miramar.

Telefones: 3244-7676 / 9-8832-6072