• Início
  • Notícias
  • Tecnologia facilita e agiliza atendimento aos pacientes nos hospitais próprios da Unimed JP

Notícias

Tecnologia facilita e agiliza atendimento aos pacientes nos hospitais próprios da Unimed JP

Publicada em 23/09/2021 às 07h

Tecnologia facilita e agiliza atendimento aos pacientes nos hospitais próprios da Unimed JP

A tecnologia está presente em nosso dia a dia nas pequenas e grandes coisas, facilitando os afazeres. Com a saúde, é igual. Por isso, os hospitais próprios da Unimed João Pessoa - Alberto Urquiza Wanderley e Pediátrico - investem em tecnologia. Há grandes investimentos tecnológicos em equipamentos para o centro cirúrgico, exames e tratamento intensivo. Mas há também investimentos mais simples, mas que fazem grande diferença na experiência do cliente, tornando a passagem pelo hospital mais segura e o mais agradável possível.

Aliar a saúde à tecnologia é uma estratégia que otimiza tempo e recursos, além de deixar todo o processo de atendimento mais seguro. Prontuário eletrônico; código de barras e QR Code para medicação, sangue e leite humano; chip nas roupas de cama, banho e em vestimentas cirúrgicas; medicação que “viaja” de um setor para outro no correio pneumático; e até um aplicativo para os maqueiros. Esses são alguns dos exemplos da tecnologia utilizada nos hospitais da Unimed João Pessoa.

DIGITAL

Hoje, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley e o Hospital Pediátrico Unimed são digitais. O prontuário do paciente é eletrônico. Isso possibilita, na prática, que os profissionais que estão atendendo o paciente acessem de forma simples e rápida as condutas adotadas, medicamentos prescritos, situação do paciente. Todo o histórico, recente ou antigo, pode ser acessado. O médico saberá, por exemplo, quais medicamentos foram tomados e exames realizados noatendimento anterior, mesmo que tenha ocorrido muitos meses antes.

Os enfermeiros utilizam celulares para acessar o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), de forma rápida e prática. O celular é usado também para o "beira-leito", e uma das vantagens é possibilitar que a medicação seja preparada na frente do paciente, poucos segundos antes da administração. Esse processo, aliado às informações contidas no PEP, garante a segurança, através da administração correta da medicação.

APLICATIVOS

A área de Tecnologia da Informação dos hospitais também desenvolve aplicativos para agilizar o dia a dia e dar segurança aos processos. Um deles é um APP que faz o escanamento de recipientes com leite humano, sangue, material de laboratório e medicamentos. Todo esse material recebe um código de barras ou QR Code. Após escaneadas, as informações aparecem no celular. Tudo isso ocorre de forma integrada, utilizando o Prontuário Eletrônico do Paciente e as informações do beira-leito, garantido que o material seja realmente destinado ao paciente para quem foi prescrito.

Um outro aplicativo ajuda no deslocamento dos pacientes dentro dos hospitais. O Uber Maqueiros otimiza o tempo e promove um transporte seguro. Ele funciona de forma muito simples: um profissional de saúde coloca no aplicativo que o paciente precisa se deslocar de um setor para o outro e o maqueiro que estiver mais perto recebe o chamado e leva o paciente.

CHIP NAS ROUPAS

Os hospitais instalaram chips de identificação do enxoval hospitalar, que inclui lençóis, toalhas, tapetes de banheiro, batas, roupas adequadas para o centro cirúrgico... Isso também é importante para a segurança, bem-estar e saúde das pessoas.

O monitoramento das peças é feito via sistema de radiofrequência. A tecnologia torna mais ágil e seguro o acompanhamento de cada peça que vai para a lavagem. No momento em que passam pelos sensores, esses materiais são identificados automaticamente sem que os profissionais de saúde necessitem manipulá-los. É possível saber ainda se as peças saíram da unidade hospitalar.

MEDICAÇÃO

A medicação é entregue através do Correio Pneumático, um sistema de dutos que transporta medicamentos e insumos através de cápsulas para diversas áreas do hospital. 

Esse sistema torna a entrega dos medicamentos mais rápida. Também garante mais segurança para quem vai recebê-los.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.