• Início
  • Notícias
  • Terapia acelera cicatrização de feridas e proporciona mais conforto para os pacientes

Notícias

Terapia acelera cicatrização de feridas e proporciona mais conforto para os pacientes

Publicada em 04/03/2021 às 07h

Hospital Alberto Urquiza Wanderley é referência em terapia inovadoras Hospital Alberto Urquiza Wanderley é referência em terapia inovadoras

Cuidar do paciente sempre da melhor forma, fazendo com que ele tenha o melhor tratamento e volte para casa seguro. É assim que Unimed João Pessoa atende os clientes que procuram o Hospital Alberto Urquiza Wanderley e o Hospital Pediátrico. Para isso, os dois hospitais contam com os mais bem preparados profissionais, equipamentos de ponta e técnicas modernas. Um dessas técnicas, usada na cicatrização de feridas, tem trazido conforto ao paciente e acelerado a alta hospitalar: trata-se da terapia por pressão negativa. Também conhecida como Terapia a Vácuo, é uma tecnologia não invasiva que favorece a cicatrização mais rápida das lesões do paciente.

VANTAGENS

As vantagens para os pacientes que podem usar esse tipo de terapia são inúmeras. Quem recebe o “curativo” tem o seu processo de cicatrização acelerado, previne a infecção no local da ferida e controla a infecção se ela já estiver instalada.

A enfermeira Joseane Flor, da Comissão de Pele dos hospitais, explicou que essa terapia é feita com um “kit” que utiliza um equipamento e também curativos diferenciados. Ele é um curativo completamente estéril.  “Esse tipo de terapia evita que a ferida do paciente tenha manipulação diária, pois ele fica de três a cinco dias, acelera a cicatrização e facilita a desospitalização. O paciente que ficaria internado por causa da troca de curativos pode ir para casa com segurança e tranquilidade”, disse.

A enfermeira lembra o primeiro tratamento com esse tipo de curativo no hospital. “O paciente era um homem que tinha sofrido um acidente automobilístico e tinha a indicação de amputação, por causa da ferida. Nós fizemos a terapia por pressão negativa e salvamos o membro da paciente. É uma técnica muito boa e muito eficaz”, disse.

INDICAÇÃO

A terapia por pressão negativa é indicada para diversos tipos de tratamento, como úlceras por pressão, feridas traumáticas, feridas cirúrgicas, queimaduras, prevenção de deiscência (abertura espontânea dos pontos cirúrgicos ou de cicatriz ao longo da linha de incisão cirúrgica) e de infecção de ferida operatória, feridas necrotizantes, feridas diabéticas, úlceras venosas, enxertos de pele e abdome aberto.