• Início
  • Notícias
  • Unimed João Pessoa anuncia medidas para atender clientes com Covid-19

Notícias

Unimed João Pessoa anuncia medidas para atender clientes com Covid-19

Publicada em 03/04/2020 às 16h

Petrúcio Abrantes, Gualter Ramalho e Luis Antônio anunciam medidas para enfrentar à Covid-19 Petrúcio Abrantes, Gualter Ramalho e Luis Antônio anunciam medidas para enfrentar à Covid-19

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW) será reservado, preferencialmente, na rede da Unimed João Pessoa, para o atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3) pela diretoria da Cooperativa durante coletiva de imprensa. A expectativa da Unimed JP é estar com uma estrutura pronta para atender entre 220 e 250 mil pessoas, considerando clientes da Cooperativa, de outras Unimeds que se encontrem na Capital e da Cassi.

A entrevista foi concedida pelo presidente do Conselho de Administração (Conad) da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho; pelo coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19 da Cooperativa, Petrúcio Abrantes Sarmento; e pelo representante do Conad no Núcleo, Luis Antônio Cavalcante da Fonseca.

Gualter Ramalho destacou que, ao se estruturar para uma demanda de até 250 mil pessoas, a Unimed JP diminuiu a sobrecarga do serviço público. Ele explicou que foi definido um fluxo preferencial de atendimento junto à rede credenciada da Cooperativa para grupos considerados mais vulneráveis, como pacientes pediátricos, obstétricos, idosos e oncológicos. As unidades de referência pactuaram este modelo. As informações serão divulgadas para os clientes, de forma detalhada, na próxima semana.

O presidente da Unimed JP esclareceu que o cancelamento das cirurgias eletivas, aliado a estas medidas pactuadas com a rede, irão prover, de forma antecipada e escalonada, o modelo de segurança desejado. Está definido que os clientes não-Covid que procurarem o hospital serão direcionados para a rede, de acordo com o fluxo e tipo de atendimento definidos para cada unidade. A finalidade é deixar o Hospital Alberto Urquiza livre preferencialmente para os casos de Covid-19. “Hoje, o Hospital Alberto Urquiza tem capacidade para as duas demandas. O que estamos fazendo é nos preparar para a necessidade de atendimento”, esclareceu.

No momento, o HAUW tem 55 leitos destinados a pacientes com Covid-19. Diariamente, são realizadas reuniões com análise contínua de indicadores pelo Núcleo Estratégico de Combate à Covid, de forma técnica, para melhor planejar as medidas necessárias.

UNIÃO DE FORÇAS

Gualter Ramalho informou que, logo após ter sido eleito presidente da Unimed JP, no sábado passado (28), já fez a primeira reunião interna para discutir as medidas para enfrentamento à Covid-19. A agenda seguiu no decorrer da semana com reuniões com Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado, Ministérios Públicos Estadual e Federal e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo é compartilhar protocolos e atuar de forma integrada para reduzir custos. Unir forças.

Além da definição do fluxo de atendimento, ele explicou que estão sendo discutidas medidas em conjunto para evitar o trânsito de profissionais de saúde entre os hospitais e otimizar as compras de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Outro esforço conjunto das entidades é a aquisição de testes rápidos para detectar, o quanto antes, se algum profissional foi contaminado.

“Nossa missão é atender os clientes, preservando os profissionais da saúde”, declarou Petrúcio Abrantes Sarmento, coordenador do Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19.

EPIS: GRANDE DESAFIO

O grande gargalo hoje no enfrentamento à Covid-91, em todo o mundo, é a aquisição dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Por isso, o isolamento social é fundamental nesse momento.

O médico Luis Antônio Cavalcante reforçou que a finalidade dessa medida é adiar o pico da Covid-19, o que dará tempo para as redes pública e privada se estruturarem, se organizarem, treinarem as equipes e conseguirem os EPIs. “Essa, talvez, seja uma medida salvadora. Quanto menor o pico, melhor”, afirmou.

E é em decorrência da necessidade dos equipamentos de proteção individual que as cirurgias eletivas estão canceladas. É preciso “poupar” as EPIs para estejam disponíveis no caso de necessidade para atendimento a pacientes com Covid-19.

MOMENTO EXIGE CALMA

Durante todo o momento em que anunciaram as medidas, os gestores da Unimed João Pessoa alertaram que os clientes devem ficar tranquilos, pois terão o atendimento garantido no Hospital Alberto Urquiza ou em qualquer outra unidade da rede. O que se está fazendo é organizar o fluxo para garantir assistência resolutiva, eficiente e segura, com base em critérios científicos.

E deve-se evitar pânico. As providências estão sendo tomadas de forma sistemática e planejada. “Estamos nos preparando para um cenário desfavorável para que sejamos surpreendidos de forma positiva”, afirmou Gualter Ramalho.