• Início
  • Notícias
  • Unimed João Pessoa oferece hospital de alta complexidade para público pediátrico

Notícias

Unimed João Pessoa oferece hospital de alta complexidade para público pediátrico

Publicada em 14/04/2022 às 11h

Projetos como o Cãoterapia ajudam na recuperação dos pacientes Projetos como o Cãoterapia ajudam na recuperação dos pacientes

Um hospital de alta complexidade para crianças. No início da pandemia de covid-19, a Unimed João Pessoa assumiu o desafio de estruturar uma unidade com esse perfil e, no dia 14 de abril de 2020, inaugurou o Hospital Pediátrico Unimed (HPU). A ideia era retirar esses atendimentos de um hospital geral para um novo hospital da rede própria especializada, aumentando a segurança dos pacientes. 

Dois anos depois, o hospital está consolidado como referência em alta complexidade na área de pediatria, sendo o único da Paraíba a realizar cirurgias cardíacas, neurológicas e ortopédicas. Por dia, o HPU realiza uma média de 300 atendimentos. Além dos procedimentos eletivos, oferece um serviço de urgência e emergência 24 horas por dia, com classificação de risco. Todos os profissionais que atuam no HPU são especialistas em pediatria, o que garante mais segurança e melhores resultados.

CUIDADO ESPECIAL

A faixa etária de atendimento na unidade vai do início da vida do cliente até seus 17 anos. E, em cada uma dessas fases, existem características biopsíquicas distintas que necessitam de acompanhamento especial. “Além desses fatores, os pais se apresentam carentes de informações e de análise de seus filhos quando doentes, gerando ansiedade e medo. Assim, ter locais que permitam suprir essas necessidades torna-se primordial”, afirmou o superintendente de Recursos Próprios Pediátricos da Unimed JP, Constantino Cartaxo. 

Segundo ele, a assistência em pediatria exige investimentos em processos assistenciais e administrativos que melhorem o atendimento dos pacientes. “Além da necessidade do mercado, o Hospital Pediátrico Unimed também tem investido em seus profissionais, atuando de forma atualizada em todos os protocolos assistenciais”, disse. 

DIFERENCIAIS

Um hospital pediátrico precisa “ter a cara” das crianças. No HPU, todos os detalhes são pensados para que os pequenos pacientes se sintam bem, diminuindo o desconforto de estar em um hospital. O cuidado vai desde a ambientação até iniciativas voltadas para melhorar a experiência. Projetos como o Cãoterapia, Lanchinho do Tom e a Alimentação Divertida fazem sucesso entre a garotada.

A atenção especial também envolve a família. A gestora clínica do HPU, Alexandrina Lopes, explicou que um grande diferencial do serviço é o fato de o paciente infantil não ser entendido como único, mas sim como uma extensão de sua família, inspirando, assim, mais cuidado. “Nos sentimos realizados na missão de cuidar das nossas crianças e suas famílias. É muito importante ter um hospital de criança para criança; um ambiente parecido com a casa do nosso cliente infantil”, realçou. 

QUALIDADE

Com 1.091 metros quadrados construídos, a estrutura do Hospital Pediátrico Unimed inclui 23 leitos para internação, nove leitos de UTI pediátrica e três salas cirúrgicas prontas para a realização de cirurgias de pequena, média e alta complexidade. O corpo clínico é formado por mais de 100 médicos e a equipe de colaboradores é de quase 150.

Todos os ambientes possuem equipamentos de alta qualidade para monitorar o paciente com agilidade e segurança. Conforme explica a gestora clínica, todo este aparato constitui um dos melhores parques tecnológicos para os especialistas em pediatria do estado. “Temos a UTI pediátrica mais moderna da Paraíba. Nossa equipe é capacitada, segue todos os protocolos e conta com equipamentos modernos”, disse Alexandrina Lopes.

Além da assistência, o hospital também tem contribuído para aumentar as vendas da Unimed João Pessoa, maior plano de saúde do estado com mais de 157 mil beneficiários. No ano passado, 35,9% do total de vendas dos planos de saúde da Cooperativa foram na faixa etária de 0 a 18 anos.

ESTRUTURA E SERVIÇOS

  • Urgência e emergência 24 horas

  • Unidade de internação clínica cirúrgica com 23 leitos

  • UTI Pediátrica com 9 leitos

  • Centro Cirúrgico

  • Unidade de radiologia pediátrica

  • Lactário

  • Exames de imagens e laboratoriais