• Início
  • Notícias
  • Unimed João Pessoa passa a utilizar aplicativo para receita virtual

Notícias

Unimed João Pessoa passa a utilizar aplicativo para receita virtual

Publicada em 09/10/2020 às 07h

A receita virtual traz inúmeras vantagens para o cliente: tecnologia a serviço da saúde A receita virtual traz inúmeras vantagens para o cliente: tecnologia a serviço da saúde

Usar a tecnologia em favor da saúde é uma realidade na Unimed João Pessoa. Uma delas, por exemplo, é a prescrição da receita virtual enviada para o celular do paciente logo após o atendimento da teleconsulta.

Todo o processo é realizado de forma segura por um aplicativo desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Unimed JP. Ao terminar a consulta, o médico assina eletronicamente o prontuário do paciente, gerando automaticamente a receita digital, que é enviada por mensagem de texto (SMS) para o celular.

Logo depois, o paciente já pode ir até a farmácia comprar a medicação ou mesmo pedi-la também de forma eletrônica para entrega em casa. São duas maneiras para validar a receita na farmácia e fazer a compra da medicação: uma é enviar o link recebido no celular para o estabelecimento escolhido; outra é escaneando o QR-Cod (que está na receita).

TIRE SUAS DÚVIDA

O que é a receita digital?

A receita médica digital é uma prescrição on line aos pacientes. Além de seguir a todos os requisitos de preenchimento da legislação sanitária, deve conter a assinatura do médico com certificado digital. É um documento que não precisa ser impresso. 

Todos os medicamentos podem ser prescrito através da receita digital?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no momento podem ser receitados antimicrobianos e medicamentos controlados específicos, como ansiolíticos, antidepressivos, anticonvulsionantes, antipsicóticos e controladores de hormônios. Os demais medicamentos só podem ser prescritos em receitas físicas.

Quais as vantagens?

  • Evita incompreensões - A receita digital garante a compreensão de 100% do que foi prescrito.
  • Diminui os riscos de fraudes - A receita digital só tem validade com a assinatura eletrônica e segue todos os padrões e orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Farmácia (CFF).
  • Traz comodidade e agilidade no atendimento - A receita tradicional, imprensa em papel, pode ser perdida, danificada ou esquecida, por exemplo. Já a receita digital tem toda as vantagens de transações por meio eletrônico.