• Início
  • Notícias
  • Unimed João Pessoa e ONU se unem num pacto para melhorar o mundo

Notícias

Unimed João Pessoa e ONU se unem num pacto para melhorar o mundo

Publicada em 14/10/2019 às 07h

A Unimed JP fará parte da agenda mundial para alcançar o desenvolvimento sustentável A Unimed JP fará parte da agenda mundial para alcançar o desenvolvimento sustentável

A Unimed João Pessoa é uma cooperativa médica que se preocupa com o bem-estar da sociedade e do meio ambiente. Desde sua fundação, em dezembro de 1971, assume compromissos socioambientais e trabalha para ampliar essa missão e tornar-se cada vez mais sustentável. Este mês, a Cooperativa dará um importante passo neste sentido. No dia 16, às 19h, fará a assinatura do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, no Hotel Verde Green.

Com isso, a maior operadora de planos de saúde da Paraíba se tornará signatária deste movimento mundial, que busca transformar o planeta em um lugar mais próspero, igualitário e sustentável. Participarão da solenidade, representantes da ONU e da Central Nacional Unimed.

Ser signatária do Pacto Global da ONU significa dizer que a Unimed JP fará parte da grande agenda mundial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além de contribuir de forma sustentável para o futuro dos negócios e da sociedade, a agenda ODS também fortalece o mundo coorporativo na relação com seus clientes e relacionamento com os governos.

SUSTENTABILIDADE

A assinatura do Pacto Global vai potencializa ainda mais as ações da Unimed JP com seus compromissos socioambientais e com o planeta sustentável. Em abril do ano passado, por exemplo, foi lançada a Política de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental (CLIQUE AQUI para acessar), que foi concebida a partir dos propósitos estabelecidos na Política Nacional de Sustentabilidade do Sistema Unimed, no Pacto Global das Nações Unidas e nos ODS.

O objetivo central da Política é reforçar o compromisso da Cooperativa com a promoção do desenvolvimento sustentável; formalizar sua estratégia de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental; e estabelecer as diretrizes para nortear as ações da instituição.

PRINCÍPIOS UNIVERSAIS

O Pacto Global defende 10 princípios universais, derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. Veja quais são:

Direitos Humanos

1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e

2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.

Trabalho

3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;

5. A abolição efetiva do trabalho infantil; e

6. Eliminar a discriminação no emprego.

Meio Ambiente

7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

Contra a Corrupção

10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.