Unimed João Pessoa

Notícias

Unimed JP doa testes para triagem de plasma utilizado para tratar covid-19

A- A+
Publicada em 08/07/2020 às 09h56
Valéria, Shirlene, Daniele, Laércio, Gilvandro e Marcos: parceria no enfrentamento à covid-19 Valéria, Shirlene, Daniele, Laércio, Gilvandro e Marcos: parceria no enfrentamento à covid-19

A Unimed João Pessoa doou 400 testes para a realização da triagem do plasma convalescente utilizado no tratamento de pacientes com covid-19. A doação foi feita através da parceria que a operadora de plano de saúde tem com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A testagem para verificar se o plasma pode ser utilizado nos pacientes será feita pelo Hemocentro da Paraíba.

O tratamento com plasma convalescente – ou de recuperados - consiste em aplicar a “parte líquida do sangue” de pessoas que já se curaram do novo coronavírus em pacientes que ainda estão lutando contra ele. A Unimed JP é pioneira no Nordeste na utilização desta técnica.

Além de beneficiar os clientes tratados no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, que é a unidade de referência para covid-19 na rede própria da Unimed JP, o plasma testado pelo Hemocentro da Paraíba será disponibilizado para outras instituições de saúde, inclusive do serviço público, de João Pessoa e Campina Grande.

“Essa parceria público-privada para o tratamento de pacientes com covid-19 utilizando plasma convalescente, uma técnica adotada nos grandes centros de saúde do país, veio fazer a diferença, salvando muitas vidas na Paraíba”, declarou o anestesiologista Laércio Freire Ataíde, membro do Conselho da Administração (Conad) da Unimed JP.

De acordo com ele, que representou a diretoria da Unimed JP na entrega dos kits de testagem nessa segunda-feira (6), no Hemocentro, a iniciativa reafirma o compromisso social da Cooperativa. “Com essa doação, a Unimed João Pessoa possibilita que mais pacientes sejam salvos”, afirmou.

Participaram da entrega como representantes da Unimed JP, além de Laércio Ataíde, o anestesiologista Gilvandro Lins (Núcleo Estratégico de Enfrentamento à Covid-19) e Marcos Lima (gerente de Compras, Contratos e Logística). A UFPB foi representada pela professora Daniele Idalino Janebro, coordenadora do Estudo Clínico para Infusão de Plasma no Tratamento de Pacientes com Covid-19. Do Hemocentro, participaram a diretora geral Shirlene Dantas Gadelha e a diretora técnica Valéria Cristina de Lucena Lemeira.

PIONEIRISMO

Margareth Diniz (UFPB) e Gualter Ramalho (Unimed JP) assinaram Acordo de CooperaçãoA primeira infusão de plasma convalescente para tratamento de covid-19 na Paraíba ocorreu no dia 23 de maio no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Até o momento, já são mais de 50 clientes beneficiados na unidade. Além do Hemocentro da Paraíba, o plano de saúde também mantém parceria com o Hemovida de Natal, no Rio Grande do Norte.

Desde o início da pandemia, a Unimed João Pessoa tem se destacado na adoção, com sucesso, de terapias pioneiras no tratamento de covid-19. Um dos primeiros atos do atual presidente do Conselho de Administração da Unimed JP, Gualter Lisboa Ramalho, no enfrentamento ao novo coronavírus foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a UFPB, representada pela reitora Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz e pelo presidente da Comissão de Enfrentamento à Covid-19, Eduardo Sérgio Soares. Foi esse acordo que viabilizou a doação dos kits que serão utilizados pelo Hemocentro da Paraíba.