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Unimed JP orienta clientes sobre como identificar golpe do falso boleto

Publicada em 28/04/2021 às 07h

Unimed JP tem reforçado orientações para que os clientes fiquem atentos ao pagar boletos e consigam identificar comunicações suspeitas Unimed JP tem reforçado orientações para que os clientes fiquem atentos ao pagar boletos e consigam identificar comunicações suspeitas

Mais de 60 milhões de brasileiros já sofreram algum tipo de fraude financeira na internet, de acordo com pesquisa recente do Instituto Locomotiva para a Serasa Experian. Para proteger os clientes de fraudes cibernéticas, principalmente o golpe do falso boleto, a Unimed João Pessoa vem intensificando as orientações de como identificar comunicações falsas.

O principal meio para chegar até os beneficiários tem sido a própria internet, através do envio de material por e-mail com instruções de segurança e a intensificação de posts com orientações nos perfis da cooperativa nas redes sociais. A Unimed JP também tem utilizado SMS, com links que direcionam para o Portal e lembretes no boleto físico, para os clientes que ainda fazem o pagamento do plano de saúde dessa forma.

A finalidade é sempre alertar para que, cada vez mais, estejam atentos ao pagar boletos e consigam identificar comunicações suspeitas. “Outra orientação que nós passamos é que a Unimed JP não envia boletos pelo WhatsApp. É imprescindível que o cliente verifique as informações contidas nos documentos para evitar esse tipo de golpe”, reforça Edinaldo Rocha, coordenador de faturamento da Unimed JP.

Ele destaca que existem formas seguras e eficazes para se proteger de golpes e garantir que o pagamento seja sempre realizado de forma correta. O débito automático em conta corrente e o Débito Direto Autorizado (DDA) são duas alternativas oferecidas pelo plano de saúde.

FIQUE ATENTO

Confira seis orientações da Unimed João Pessoa para identificar se um boleto é verdadeiro:

01 - Verifique o código de barras: Em um boleto verdadeiro, os números do código de barras aparecem exatamente iguais nas partes superior e inferior. Os três primeiros dígitos da sequência (341) correspondem ao código do Banco Itaú, em que o boleto foi emitido. Caso o código não seja o mesmo do banco informado no boleto, pode ser uma fraude.

02 - Confira a fonte de emissão do boleto: Sempre se certifique de que a origem do boleto é confiável. Muitos golpistas enviam boletos falsos por e-mail, SMS ou WhatsApp. Para prevenir, emita o boleto aqui no Portal Unimed JP. Caso receba um boleto por e-mail, certifique-se de que ele foi mesmo enviado pela Unimed João Pessoa. 

03 - Atenção aos dados do boleto: Verifique se constam informações, como data de vencimento da fatura, CNPJ e o nome do favorecido. É possível conferir se o CNPJ informado é o mesmo da empresa que deve fazer o pagamento com uma pesquisa rápida no site da Receita Federal. 

04 - Observe o valor da cobrança: O valor do boleto aparece no fim do código de barras e no espaço “valor do documento”. Caso os valores não sejam iguais, desconfie. Outro sinal de alerta é constar um valor diferente, sem justificativa, em uma cobrança que costuma ter um custo fixo. 

05 - Verifique os dados do favorecido: Preste atenção ao nome do emissor descrito no boleto bancário. A empresa pode usar seu nome fantasia ou Razão Social. No caso da Unimed JP, é utilizada a Razão Social “Unimed João Pessoa Cooperativa de Trabalho Médico”. Caso o nome seja desconhecido, pesquise no site da empresa ou faça uma busca na internet para se certificar. Se não identificar o emissor, não efetue o pagamento e emita uma nova fatura no site da empresa. 

06 - Confirme o favorecido na tela de pagamento: Em boletos corretos, deve constar o nome e o CNPJ da Unimed João Pessoa (08.680.639/0001-77). Em faturas falsas, esse campo pode ser alterado no momento do pagamento.