• Início
  • Notícias
  • Unimed JP realiza curso para profissionais no uso de oxigenação extracorpórea

Notícias

Unimed JP realiza curso para profissionais no uso de oxigenação extracorpórea

Publicada em 19/05/2021 às 07h

Equipamento está disponibilizado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley Equipamento está disponibilizado no Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Como parte do investimento em tecnologia e inovação, desde o ano passado, a Unimed João Pessoa disponibilizou no Hospital Alberto Urquiza Wanderley a ECMO (sigla em inglês para Oxigenação Extracorpórea por Membrana) para pacientes extremamente graves, que atendem a determinadas condições clínicas. Esse equipamento ganhou visibilidade nacional após ser utilizado para tratar o humorista Paulo Gustavo durante as complicações da covid-19. 

Mas nem todo paciente grave da covid-19 tem indicação para o tratamento. Essa tecnologia é utilizada apenas em casos de extrema necessidade e em pessoas que atendam aos critérios estabelecidos por protocolos médicos. “É preciso avaliar a idade, se está intubado há muito tempo — uma vez que quanto maior o período, menor a chance do pulmão se recuperar — e também se há complicações graves em outros órgãos”, explica o cirurgião cardiovascular cooperado da Unimed JP, Maurílio Onofre.

O especialista salienta que há contraindicações para quem pode fazer uso da terapia, assim como é necessária uma equipe capacitada para operar o equipamento. “Indicamos o uso no paciente que está com quadro grave de insuficiência respiratória. Quando o pulmão não consegue oxigenar, a ECMO oferece oxigênio para o sangue e retira o gás carbônico, permitindo que o órgão se recupere”, detalha o médico.

A ECMO não trata a covid-19, mas permite que o pulmão tenha repouso. É uma terapia de suporte e um aporte para a recuperação. Por isso, não são todos os pacientes que estão aptos a serem submetidos a esse método. A terapia ainda não consta no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas está disponível no Hospital Alberto Urquiza para pacientes particulares que necessitarem desse tipo de tratamento.

TREINAMENTO

O procedimento é uma tecnologia avançada que requer recursos humanos exclusivos. Para aprofundar o conhecimento sobre o tratamento com a ECMO, a Unimed João Pessoa realizará um treinamento prático para a equipe multiprofissional das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. 

Na oportunidade, os participantes serão orientados sobre os cuidados na implementação do equipamento. O curso acontece de 21 a 23 de maio, no Centro de Estudos, que fica no sétimo andar do Hospital Alberto Urquiza, das 8h às 18h, com 54 profissionais, divididos em três turmas, que serão reduzidas em grupos de seis pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar aglomerações.

Maurílio Onofre, idealizador do curso, informa que médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais receberam aulas teóricas desde agosto de 2020 e poderão colocar em prática o aprendizado. “A atividade é destinada para pessoas que já trabalham na área de UTIs, pois trata-se de uma alta tecnologia e requer conhecimento para manusear a máquina, não apenas instalar. É necessário ter uma pessoa 24 horas para cuidar exclusivamente do aparelho, uma tarefa que requer treinamento e expertise”, explica o especialista.

A Unimed João Pessoa investe em tecnologia e inovação para sempre oferecer um serviço de qualidade, e o treinamento busca aprimorar ainda mais a equipe em relação à tecnologia ECMO. “Queremos difundir o conhecimento, fazer com que ele chegue a um grande número de profissionais da cooperativa”, afirma.