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Unimed JP realiza desejos especiais dos clientes; veja como foi

Publicada em 16/05/2022 às 12h25

No Dia do Desejo, pacientes têm a oportunidade de fugir da rotina por meio de atividades simples, como um piquenique No Dia do Desejo, pacientes têm a oportunidade de fugir da rotina por meio de atividades simples, como um piquenique

Ter um momento de descontração com a família em um lanche da tarde, comer arroz de leite ou mesmo fazer um piquenique. Por sua simplicidade, estas atividades podem ser pouco valorizadas por muitas pessoas. No entanto, para outras, que necessitam de cuidados especiais, estes pequenos instantes são preciosidades que ficarão guardadas na memória. 

Esse é o caso de alguns dos pacientes acompanhados pelo serviço de atenção domiciliar da Unimed João Pessoa, o Dia a Dia. Como necessitam de apoio extra-hospitalar não emergencial, estes beneficiários do plano de saúde da Unimed JP recebem atendimento humanizado em seus lares. 

E é do princípio de humanização que surge o Dia do Desejo, um dia especial em que os pacientes da Cooperativa podem escolher algo diferente para sair da rotina. Desta vez, quatro pacientes puderam decidir entre alimentos e atividades diferentes das quais estão acostumados.

“Realizar o desejo de um paciente não é apenas nobre, é também construtivo do ponto de vista terapêutico. Nos casos abordados por nós, por exemplo, há uma diversidade enorme. Nossos pacientes vão de crianças muito pequenas a adultos centenários e os desejos são, muitas vezes, simples”, explicou Marcelo Gentil, que além de cirurgião cardíaco e médico intensivista, é coordenador do Unimed Dia a Dia.

Em tratamento com a equipe da Unimed JP desde o nascimento, a pequena Luiza Feitosa, de 1 ano, teve direito a um piquenique especial com a fonoaudióloga e fisioterapeuta do programa de atenção domiciliar. A experiência de Luiza, que tem Síndrome de Pierre Robin, foi uma confraternização em contato com a natureza. 

Mãe da paciente, que tem Síndrome de Pierre Robin, Raquel Feitosa disse que a experiência de Luiza foi um momento alegre de confraternização e contato com a natureza, junto às profissionais que acompanham a pequena desde os primeiros meses de vida. 

“Sentar embaixo de uma árvore, escutar o canto dos passarinhos, ver as formiguinhas andando na areia e sentir o ventinho refrescante no rosto são sensações que só a natureza é capaz de proporcionar”, afirmou Raquel.

A mãe de Luiza ainda enfatizou que a equipe do Dia a Dia desempenha um papel muito importante no desenvolvimento de Luiza, “sempre com muito carinho, cuidado e competência”.

O Dia do Desejo também foi bastante especial para o paciente Jurandy Luiz Ferreira, de 64 anos. Em 2020, Jurandy passou por um episódio de broncoaspiração e, por causa disso, utiliza uma sonda que o auxilia na hora de se alimentar. Hoje, ele está se recuperando de um procedimento cirúrgico e, quando o Dia do Desejo surgiu, o paciente prontamente pediu para matar uma vontade antiga: saborear um delicioso prato de arroz de leite, bem cremoso.

“Graças ao tratamento assistencial domiciliar da equipe do Dia a Dia, estou tendo boa evolução na recuperação, com recuperação da minha coordenação motora, o que me permitiu mais qualidade na minha locomoção e independência”, disse Jurandy Ferreira.

HUMANIZAÇÃO E BEM-ESTAR

Todos os pedidos atendidos no Dia do Desejo só são possíveis, porque a equipe multiprofissional do Dia a Dia avalia, junto aos médicos dos pacientes, as condições necessárias para que cada desejo seja atendido. 

“A maior expressão de bons cuidados em saúde é a promoção da saúde; a antecipação ao ato de adoecer e o resgate diante do adoecimento, da identidade do ser humano, de sua dignidade e daquilo que ele é, independente da doença e de sua magnitude. Enquanto houver vida é preciso respeitar e valorizar as singularidades de cada um”, destaca o coordenador do Unimed Dia a Dia ao enfatizar que cada vida tem suas peculiaridades e encontra sua forma de se expressar.

“Devemos resgatar os valores e a identidade das pessoas. O Dia do Desejo deve ser todo dia. O desejo dos pacientes deve significar, para nós, o máximo dos nossos empenhos”, conclui.