• Início
  • Notícias
  • Unimed JP realiza palestra sobre tabagismo para moradores da Comunidade São Rafael

Notícias

Unimed JP realiza palestra sobre tabagismo para moradores da Comunidade São Rafael

Publicada em 03/09/2021 às 07h

Os moradores da São Rafael ficaram satisfeitos com as orientações Os moradores da São Rafael ficaram satisfeitos com as orientações

O tabagismo é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces no mundo. Para contribuir com a mudança dessa realidade, a Unimed João Pessoa realizou no dia 28 de agosto a palestra “Combate ao tabagismo” na Comunidade São Rafael, localizada no entorno do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, onde são desenvolvidas ações do Mãos que Apoiam, um dos programas de responsabilidade socioambiental da Cooperativa.

A iniciativa teve como objetivo conscientizar moradores sobre os malefícios do tabaco e marcou o Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto.

A palestra foi ministrada pelo enfermeiro Wellyson Souza do Nascimento, colaborador do Centro Médico Unimed-Zona Sul, uma das unidades da rede própria da Unimed JP. Ele explicou aos moradores as diversas formas de consumo do tabaco (cigarro, cachimbo, narguilé, charuto, entre outros) e destacou que todas elas são prejudiciais à saúde.

Na apresentação, o enfermeiro falou das consequências do hábito de fumar tanto para o fumante quanto para as pessoas do seu convívio. Ele mostrou ainda como esse hábito pode ocasionar diversas doenças, entre elas o câncer de pulmão e de boca e a hipertensão arterial.

Em depoimentos, os moradores informaram ter ficado muito satisfeitos com a palestra, pois tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e foram orientados sobre estratégias que podem ser colocadas em prática para parar de fumar.

PACTO GLOBAL

A palestra para os moradores da Comunidade São Rafael faz parte das ações de responsabilidade socioambiental da Unimed JP, que é signatária do Pacto Global da ONU e assumiu o compromisso de contribuir para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 3º ODS é “Boa Saúde e Bem-Estar”.

Além dessa palestra, a Unimed JP mantém outras atividades na São Rafael, como um coral formado por crianças e adolescentes; distribuição de cestas básicas; ­e assistência para mulheres da comunidade com risco de câncer de mama.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.