• Início
  • Notícias
  • Veja o que a maternidade da Unimed JP oferece para quem escolhe o parto normal

Notícias

Veja o que a maternidade da Unimed JP oferece para quem escolhe o parto normal

Publicada em 26/08/2021 às 07h

A maternidade está preparada para o parto normal: humanização A maternidade está preparada para o parto normal: humanização

O momento do nascimento do bebê pode e deve ser um momento especial para toda a família. Por isso, a escolha do tipo de parto mais adequado é tão importante. No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, a mulher que escolher o parto normal conta com uma maternidade estruturada, profissionais preparados e atendimento humanizado, para se sentir mais confortável e segura.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), parto normal é o momento do nascimento do bebê de forma natural, aquele que começa espontaneamente, de baixo risco e assim se mantém até terminar. O recém-nascido nasce de cabeça para baixo e normalmente entre as 37 e as 42 semanas de gestação.

Os benefícios do parto normal são muitos. Além da recuperação ser mais rápida, permitindo que a mãe possa cuidar logo do bebê e sem dor, com o parto normal o risco de infecção é menor porque há menos sangramento. Para o bebê, há menos risco de apresentar problemas respiratórios.

ESCOLHAS DA MÃE

Quando a mulher opta pelo parto normal e tem condições clínicas para isso, ela pode ter toda a programação do seu parto. Na maternidade do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, as opções de escolha são diversas.

O hospital conta com salas para pré-parto e parto normal, completamente equipadas com objetos que facilitam o procedimento, sendo usados segundo as escolhas da mulher. “Estamos prontos para dar às nossas pacientes o parto que ela quer e precisa. O nascimento do filho será do jeito planejado por ela, para que os dois estejam seguros e o mais confortável”, disse a coordenadora médica da maternidade, a obstetra Yara Villar.

Todo esse processo é acompanhado por profissionais especializados e experientes. “Médicos e equipe de enfermagem que atuam na maternidade são especializados em obstetrícia e isso faz total diferença para entender todos os momentos que a mulher está passando”, afirmou a obstetra.

ESTRUTURA

Nas salas de parto normal, as mulheres vão encontrar diversos equipamentos para ajudar no momento do parto. A iluminação pode ser controlada, usando-se cromoterapia e toda a estrutura para músicas, sejam  ambiente ou as de preferência da família. As duas técnicas ajudam a deixar o ambiente mais calmo e aconchegante.

Caso opte, o parto pode ser em uma banheira (descartável e de uso apenas da paciente) ou mesmo utilizar o chuveiro com água quente, que contribui para diminuir as dores e a tensão. A mulher tem ainda  bola apropriada, cavalinho, banqueta e barra que auxiliam a encontrar a melhor e mais confortável posição no pré-parto.

Durante todo o trabalho de parto e no parto, o pai da criança pode acompanhar. Se desejar, a mãe pode estar acompanhada de uma doula. Para isso, a profissional, contratada pela mãe, tem que estar com o exame negativo para covid-19, garantindo a segurança.

Caso a mulher não possa ter o parto normal, a maternidade da Unimed João Pessoa está equipada para fazer partos cesarianas, com todo o cuidado e segurança, em salas de cirurgia equipadas para procedimentos de alta complexidade. Se mãe ou o bebê precisarem de um cuidado maior, a maternidade tem UTI.

O QUE ESPERAR?

O parto normal foi a escolha de Aline Karla Ferreira Simão, 33 anos, para dar à luz a Arthur Henrique. Ele nasceu no dia 4 de agosto. O garoto é o terceiro filho dela e do marido Frederic. Os três partos foram normais, mas o do caçula foi, segundo ela, diferente. “Além de ter sido muito rápido - cheguei ao hospital por volta das 8h e ele ter nascido às 9h10 -,  a sala de parto era excelente, a equipe me passou confiança”, disse.

Aline disse que usou os equipamentos disponibilizados na sala de parto norma, como a cama, a bola e a barra. “Não usei mais coisas, pois não deu tempo. Meu parto foi realmente rápido. Mas a assistência que tive de toda a equipe me deu muita segurança para escolher a melhor maneira do meu filho nascer. Foi muito importante ter todo aquele suporte de equipamentos e de profissionais”, garantiu.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano.