Unimed João Pessoa

Notícias

Veja o que a Unimed JP preparou para as clientes no Viver Melhor

A- A+
Publicada em 28/08/2019 às 07h
As clientes participaram de uma manhã de atividades no Viver Melhor: encontro emocionanteAs clientes participaram de uma manhã de atividades no Viver Melhor: encontro emocionante

A Unimed João Pessoa reservou, no último sábado (24), um momento especial com clientes e profissionais de saúde para falar sobre a importância do aleitamento materno. O tema fez referência à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece anualmente no início de agosto.

O evento, organizado pela Promoção da Saúde da Cooperativa, no Viver Melhor, reuniu gestantes e mães que participam ou já passaram pelo Grupo de Educação em Saúde Mãe e Bebê. Muitas dessas clientes vieram acompanhadas dos maridos. A programação contou com uma roda de conversa, relato de experiências, apresentação de sling, atividades de alongamento e entrega de brindes.

Um dos momentos mais marcantes do encontro foi o depoimento da professora Adeilma Neres da Silva, 33 anos. Ela contou que após um parto complicado, precisou ficar cinco dias no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, mas, independentemente da situação, não deixou de amamentar o filho já nos primeiros dias de vida. "Não teve pressão alta, anemia ou qualquer outro problema que me impedisse de amamentar. Foi uma das coisas mais lindas que fiz na vida", reforçou Adeilma.

O leite materno foi o alimento exclusivo de Samuel até os seis meses de vida. O menino, que nasceu pequeno para a idade gestacional, ganhou peso rapidamente, trazendo mais tranquilidade à família.

AJUDA DO MÃE E BEBÊ

A espera para a chegada de Samuel foi vivida intensamente por Adeilma e pelo marido,Tiago Gabriel. Os pais não pouparam esforços para recebê-lo com muito amor e segurança. Para se ter ideia, eles saíam de Belém, cidade que fica a mais de 100 quilômetros distante de João Pessoa, para participar dos encontros do Grupo Mãe e Bebê. Alias, foi o marido quem a incentivou a frequentar as reuniões. "Esses encontros nos ajudaram muito durante a gestação", frisou Adeilma.

O casal fez questão de levar o pequeno Samuel, hoje com pouco mais de um ano de vida, para o evento. Eles compartilharam com os presentes como foi importante a decisão de amamentá-lo. O grupo Mãe e Bebê é exclusivo para clientes gestantes ou com recém-nascidos. Saiba mais sobre o grupo, clicando aqui.


SAÚDE E PREVENÇÃO

No decorrer da manhã, as clientes ainda puderam tirar dúvidas sobre a amamentação, os mitos e verdades da alimentação durante a gravidez e muitos outros assuntos com a pediatra Andrea Gondim, coordenadora médica do Viver Melhor. Entre os temas abordados, ela destacou como o estresse pode interferir na amamentação. “Na amamentação, a mãe precisa estar tranquila, em um ambiente apropriado e calmo para que o bebê consiga sugar corretamente a mama e se alimentar”.

Já a pediatra Alexandrina Lopes, gestora clínica do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, lembrou os benefícios do leite materno, tanto para a mãe como para o bebê. Segundo ela, a política da amamentação exclusiva até os seis meses de vida, evita seis milhões de mortes por ano. “O ato de amamentar previne o câncer de mama e de útero na mãe. Nas crianças, evita doenças como diabetes e reforça a imunidade dos bebês. A amamentação ainda é um ato de amor”, reforçou a gestora.


A atividade foi encerrada com um coffee break, em que os participantes puderam se confraternizar, trocar experiência e aproveitar um momento bem especial. Se você deseja conhecer mais sobre o Viver Melhor e os serviços que ele oferece, acesse aqui.