• Início
  • Notícias
  • Veja onde buscar atendimento se seu filho estiver com sintomas de covid-19

Notícias

Veja onde buscar atendimento se seu filho estiver com sintomas de covid-19

Publicada em 23/03/2021 às 16h

Os cuidados com crianças em tempos de pandemia devem ser redobrados Os cuidados com crianças em tempos de pandemia devem ser redobrados

Os casos de covid-19 em crianças são menos frequentes do que nos adultos, mas elas podem, sim, desenvolver a infecção e, mesmo com sintomas leves ou assintomáticas, transmitir a doença. Mas, como agir se surgirem sintomas e houver a suspeita de contágio?

Considerando que, em tempos de coranavírus, levar a criança ao hospital nem sempre deve ser a primeira conduta, a Unimed João Pessoa elaborou um protocolo que vai ajudar os pais a tomar a melhor decisão na hora de buscar ajuda médica para o filho. Ele foi baseado em estudos e na experiência adquirida nestes meses de pandemia.

As orientações variam, dependendo de como a criança esteja, dos sintomas apresentados e do contato ou não com uma pessoa que testou positivo para covid-19.  Confira as recomendações:

TELECONSULTA

A Unimed João Pessoa oferece um serviço de teleconsulta para crianças e adultos. O serviço deve ser procurado quando os pais precisarem de orientações sobre sinais ou sintomas de covid e quando houver a necessidade de realização de algum exame.

A pediatra e intensivista Alexandrina Lopes, diretora clínica e técnica do Hospital Pediátrico Unimed, explica que a teleconsulta deve ser acionada, por exemplo, quando o pai souber que o filho teve contato com alguém que testou positivo e estiver em dúvida se a criança foi contaminada ou ainda se identificar algum sinal ou sintoma leve.

A teleconsulta funciona todos os dias, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h30. O acesso é pelo endereço www.unimedjp.com.br/teleconsulta.

ATENDIMENTO AMBULATORIAL

Os pais devem optar por este tipo de atendimento quando a criança apresentar sinais e sintomas e precisar da avaliação de um pediatra. Merecem atenção tosse e coriza ou o início de um quadro de dispneia leve. “Nesses casos, é preciso ter a avaliação de um médico para definir, se a criança vai ser medicada e vai tratar em casa ou se terá que ser encaminhada para um hospital,  dependendo do diagnóstico”, alertou Alexandrina Lopes.

Esse tipo de atendimento pode ser realizado no consultório do médico que já acompanha a criança ou no Centro Médico Unimed - Zona Sul, que fica na avenida Sérgio Guerra, 281, nos Bancários.

ATENDIMENTO HOSPITALAR

O atendimento hospitalar deve ser procurado quando houver sinais que indiquem riscos maiores: vômitos constantes, febre muito alta por mais de 48 horas,  cansaço acentuado, diarreia, sonolência ou déficit neurológico... “Uma criança que provavelmente vá precisar de hidratação e realização de exames ou internação deve ser levada a um hospital. Mas, é importante frisar que, nesta época de pandemia, não devemos aglomerar, temos que evitar estar próximos a outros pacientes que tenham sintomas de covid. Por isso, a ida ao hospital tem que ser bem pensada”, orientou Alexandrina Lopes.

O Hospital Pediátrico Unimed é uma das opções para onde levar a criança para atendimento. Referência na rede própria da Cooperativa para atendimentos a crianças, a unidade conta com Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo e Urgência e Emergência.

Todo o atendimento é feito por especialistas em pediatria, o que dá mais segurança no diagnóstico e tratamento das enfermidades. O Hospital Pediátrico Unimed fica na Avenida Ministro José Américo de Almeida, 1338, Torre, próximo ao Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

SINAIS E SINTOMAS

Os sinais e sintomas da covid-19 não são apenas os respiratórios. É preciso observar esses outros que seguem abaixo, mas atenção: um sintoma isolado não deve ser considerado covid. A presença de mais de um e o histórico de contato com pessoa positivada para doença, no entanto, podem sugerir um caso, que será avaliado pelo médico.

  • Febre alta
  • Taquicardia
  • Cansaço acentuado
  • Sonolência
  • Diarreia
  • Vômito
  • Falta de apetite
  • Dermatites
  • Coriza
  • Tosse seca