• Início
  • Notícias
  • Voluntariado: tempo, trabalho e muito talento para ajudar os outros

Notícias

Voluntariado: tempo, trabalho e muito talento para ajudar os outros

Publicada em 20/02/2019 às 07h

Amor, generosidade e empatia: sentimentos que contribuem para ajudas muitas pessoas carentes Amor, generosidade e empatia: sentimentos que contribuem para ajudas muitas pessoas carentes

Nesse mundo globalizado, corrido e virtual, muitas pessoas não têm tempo para se ater no que ou em quem está a sua volta e se tornam cada vez individualistas. Felizmente, ainda existem aqueles que refletem sobre a situação do próximo e decidem agir em prol do bem-estar social. É o voluntário.

Pessoas que, sem qualquer remuneração, dão uma pausa na rotina para enxergarem o outro e ver o que ele mais precisa. A partir daí, se mobilizam para tentar suprir pelo menos parte das carências de uma ou de um grupo de pessoas sujeitas às mais diversas vulnerabilidades. Na Unimed João Pessoa, há colaboradores que fazem parte desta legião da solidariedade. Em algum momento da vida, eles decidiram ingressar no voluntariado.

Mas, por que adotar essa prática? O que impulsiona alguém a tomar essa iniciativa? Conheça algumas histórias inspiradoras de colaboradores da Cooperativa que atuam como voluntários e saibam que benefícios eles têm ao abraçar essas causas.

GRUPO SORRISO

Há seis anos Wandinaldo Leite, auxiliar da Farmácia do Alberto Urquiza, ajuda crianças“Quando eu era menino, um homem, do nada,  me deu um carrinho de madeira, uma Rural,  e isso me marcou muito”. A fala é do colaborador Wandinaldo Leite (Wando), auxiliar da Farmácia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. Ele não tinha consciência, mas o gesto do desconhecido plantou uma semente na sua mente: a de fazer o bem ao próximo.

Já adolescente, ele participou de um grupo de voluntários da igreja, que levava apresentações de fantoche às crianças carentes das escolas públicas e comunidades pobres do interior da Paraíba. “Sempre tive essa vontade de ajudar”, frisa.

Há seis anos, Wando criou, com a ajuda de amigos da Unimed JP e de outros lugares da cidade, o  Grupo Sorriso. O objetivo é levar mais alegria às crianças de comunidades carentes da Grande João Pessoa no dia 12 de Outubro.

A Festa Kids, como é chamada, conta com a entrega de brinquedos, balas, pipocas, atrações com palhaços e muita brincadeira. Tudo fruto de donativos, arrecadados semanas antes da comemoração. A cada ano, o evento é realizado em um lugar diferente para ser o mais democrático possível.

“Me sinto muito bem com a gratidão das pessoas. Não há palavras para expressar o quanto a gente aprende em ser voluntário. Espero que outras pessoas provem dessa experiência. O que a gente dá é tão pouco,  mas para eles representa muita coisa”, conta Wando.

OUTROS INTEGRANTES

E o Grupo Sorriso já atraiu a participação de outros colaboradores da Unimed JP como Iramar Oliveira, assistente administrativa do Setor de Projetos da Cooperativa. Todos os anos, Iramar auxilia na arrecadação das doações, que também chegam em dinheiro. No dia da festa, ela ainda ajuda na organização do evento. “Isso é importante porque realiza o sonho de muitas crianças. E para nós também é importante, porque a gente vai se lapidando como pessoa”.

A filha de Iramar, Mayara Oliveira Pereira, auxiliar de Produção Médica da Cooperativa, também foi “contaminada” por essa ação. Ela faz um pouco de tudo no Grupo Sorriso: ornamentação, organiza dinâmicas para a criançada e também ajuda na arrecadação das doações. Desde 2013 no grupo, Mayara revela que se sente gratificada com a ação.

“O sentimento que fica é o de satisfação, gratidão e de dever cumprido. Saber que fizemos  parte da felicidade daquelas crianças, mesmo que momentaneamente, faz bem para o coração”.

ANJOS DA ENFERMAGEM

Wellyson Souza, enfermeiro do Viver Mais, é um mensageiro da alegria em hospitaisEles são mensageiros de alegria e muita descontração. Assim são os Anjos da Enfermagem, uma organização social sem fins lucrativos que conta com uma equipe de voluntários, todos enfermeiros, que têm a missão de tornar mais leve a permanência das crianças no ambiente hospitalar. De forma lúdica, eles trabalham com a educação focada na saúde. 

Um dos integrantes dessa “trupe” é Wellyson Souza, enfermeiro da Clínica Viver Mais. Desde 2015, ele se engajou na organização, que existe nacionalmente e, em João Pessoa, atua no Hospital Municipal Valentina e no Complexo de Pediatria Arlinda Marques, toda sexta-feira, pela manhã e à tarde.

Segundo Wellyson, as visitas são feitas nas enfermarias e o grupo costuma se apresentar com o rosto pintado,  levando pandeiro, violão e bonecos. “Sou o anjo Formigão e, quando chegamos, sentimos aquele clima chato de hospital. Então, eles reparam que é a gente que está se aproximando e já se sentem felizes”, relata Wellyson.

A ideia de ser um dos Anjos surgiu quando Wellyson ainda era estudante de Enfermagem e a previsão era ficar no projeto por um período de um ano. Mas ele permaneceu. E o que será que o fez ficar? “O amor ao próximo. Nesses encontros, a gente renova as energias, encontra muitas pessoas carentes e se sente muito bem em ajudá-las. Às vezes, estou estressado, com dor de cabeça, mas ao sair de lá me sinto leve e bem melhor”.

ATOS 2 MOVIMENT

Renata Záccara, farmacêutica do NGMAC na Operadora, integra movimento religiosoPodemos dizer que uma das colaboradoras da Unimed João Pessoa que já é veterana no quesito voluntariado é Renata Záccara Nunes, farmacêutica auditora do Núcleo de Gerenciamento de Medicamentos de Alto Custo (NGMAC).

Ela já participou da arrecadação de material de higiene pessoal para instituições de idosos, organizou brechós solidários para ajudar pacientes com câncer e fez parte do "Ministério do Sopão" para moradores de rua. Isso só para citar alguns exemplos. Atualmente, Renata é voluntária do Ministério Interdenominacional Atos 2 Moviment.

“É uma geração de adoradores a Deus, que buscam arrependimento e o despertar dos corações por intimidade ao Rei, trazendo transformação social com fé e amor”, destaca Renata.

O Atos 2 Moviment teve início em 2011 e reúne jovens de todas as religiões que desejam louvar e ouvir a palavra de Deus. Atualmente, os encontros ocorrem às segundas-feiras na casa de eventos Palazzio Cristal.

A contribuição do grupo não é algo palpável como alimento ou roupa, mas busca despertar nos participantes a fé, o perdão, o amor ao próximo, tudo com base nas palavras da Bíblia. As reuniões contam com muita música e adoração. Qualquer pessoa pode participar e a entrada nas reuniões é gratuita.

“A solidariedade é contagiosa, motivadora, é um ato de grandeza, me proporciona paz. Servir a Deus é uma honra. Um simples abraço ou sorriso pode mudar a vida de alguém”, afirma Renata, que faz parte do Ministério da Recepção e da Intercessão (oração).  O filho dela, Dudu Záccara,  também faz parte do movimento e está no ministério do louvor .

BENEFÍCIOS

A prática do voluntariado não beneficia apenas quem recebe o donativo, mas também o próprio autor da iniciativa.  Segundo a psicóloga Abigail Soares Lopes, da equipe do Viver Melhor, a disponibilidade em ajudar o próximo faz bem e é uma via de mão dupla. "Eu dou, eu recebo. O trabalho voluntário é uma das melhores formas que temos para nos conhecermos”, destaca .

A sensação de felicidade citada por todos os voluntários dessa matéria tem explicação no próprio funcionamento do cérebro e mantém relação com a capacidade que temos em sentir empatia, nos colocando no lugar do outro. Dessa forma, destaca Abigail, nos tornamos seres humanos melhores, de bem com a vida. “Diante dessa ação, nosso cérebro impulsiona os hormônios do prazer e da felicidade que são endorfina, oxitocina, dopamina e serotonina”.

A psicóloga explica que, mesmo passando por momentos difíceis, algumas pessoas conseguem cultivar o sentimento do contentamento e com o trabalho voluntário é possível descobrir que a felicidade é algo que está dentro de nós. “Além disso, você ficará mais satisfeito consigo mesmo ao saber que está doando um pouco de seu tempo para fazer o bem ao próximo”.