A- A+

Artigos Médicos

Alcides Lira

Alcides Lira

CRM-PB: CRM-PB 7115 Especialidade: Urologista

Rim, órgão mais que essencial

Publicada em 13/03/2020 às 17h45

São órgãos pares, em número de dois, tamanho aproximado de uma mão fechada e formato semelhante a um grão de feijão. Estão localizados no abdome em sua região posterior, o retroperitônio.

Rins com funcionamento adequado vão atuar filtrando as impurezas do sangue, controlando a pressão arterial e produzindo hormônios e vitaminas.

Como é muito comum se ouvir falar, os rins são o filtro do nosso corpo e, através da filtração do sangue, vão retirar as impurezas - produtos finais do nosso metabolismo - eliminando-as através da urina.

Esse par de órgãos também vai atuar equilibrando o sal e a água no nosso organismo, sendo assim, algum desequilíbrio nesse processo pode resultar em edema de pernas, pés, região genital e no rosto.

Vão ainda produzir uma enzima chamada renina, que vai estimular a secreção de um hormônio que atuará elevando a pressão arterial, caso haja queda da mesma. De forma inversa, se houver desequilíbrio renal, haverá sobra de renina e poderá existir elevação patológica da pressão arterial.

Esse importante órgão ainda é responsável pela produção de um hormônio chamado eritropoetina, que atua na maturação dos glóbulos vermelhos do nosso sangue e que, se estiver em falta, vai causar anemia.

Vale ainda lembrar que a ativação da vitamina D que o corpo absorve com o sol é dependente da atuação renal.

Toda essa harmonia no funcionamento pode ser prejudicada por infecções, cálculos, hipertensão arterial e diabetes, que podem agir danificando os vasos sanguíneos que irrigam os rins levando ao que chamamos de doença renal crônica. Se não tratada no momento adequado, pode evoluir com insuficiência renal e até necessidade de hemodiálise.

O alerta e a dica é que exames relativamente simples, como sumário de urina e dosagem de creatinina no sangue, podem ser solicitados por seu médico para avaliar precocemente como anda o funcionamento desse órgão no seu corpo.