Artigos Médicos

A importância de se hidratar no verão

Publicada em 30/01/2015 às 17h

A água é uma substância indispensável para a vida, constituindo mais de 60% do peso de um adulto, sendo responsável por executar funções consideradas essenciais para o funcionamento do nosso organismo.

Com a chegada do verão e das altas temperaturas, é natural uma liberação maior de água para manter a temperatura corporal. Em condições normais, a recomendação diária de água, para um adulto, varia em média 2,5 litros por dia. Mas, em circunstâncias especiais, como o calor e o exercício físico, comuns neste período do ano, é recomendável uma reposição maior de líquidos, para evitar a desidratação, que é a perda excessiva de água pelo corpo. Quando essas perdas se tornam maiores do que a reposição, podem surgir sintomas, como fraqueza, fadiga, tonturas e dores de cabeça. Problemas renais e de "intestino preso" também têm como consequência a falta de água na quantidade mínima.

Portanto, a melhor forma de prevenção é consumir bastante água, no mínimo de 8 - 10 copos, com 200 ml cada. Usar roupas leves, evitar exposição excessiva ao sol e preferir lugares arejados, bem como a seleção de alimentos mais saudáveis, preferindo refeições leves, à base de legumes, verduras e frutas, ricas em minerais e eletrólitos, podem contribuir para a conservação da água no nosso corpo. Para as pessoas que praticam atividades físicas e, principalmente, as que fazem esportes ao ar livre, fica a orientação de ingerir mais líquidos, bebendo um copo de água antes dos exercícios e mantendo a ingestão a cada 20 minutos de suas atividades.

Hidratar-se bem no verão, além da água, inclui a complementação com outros líquidos, como sucos naturais, água de coco e chás gelados. Estes trazem a oferta de sais minerais, cuja perda é maior nesta estação devido à transpiração. Mas, cuidado com os refrigerantes e sucos industrializados, que são ricos em açúcares e, portanto, em calorias, não oferecendo nenhum nutriente saudável e podendo causar ganho de peso e dificuldade na digestão.

Por isso, para evitar danos à saúde, procure valorizar o grande percentual de água que faz parte de seu corpo, mantendo uma adequada hidratação e contribuindo para uma melhor resposta ao exercício físico, ao sistema cardiocirculatório e ao desempenho da função dos rins e do intestino.

 

Amanda Rosa Leal de Oliveira

Amanda Rosa Leal de Oliveira

CRM-PB: 5716

Especialidade: Clínica geral e gastroenterologista

Mais artigos de Amanda Rosa Leal de Oliveira