A- A+

Artigos Médicos

Amanda Rosa Leal de Oliveira

Amanda Rosa Leal de Oliveira

CRM-PB: 5716 Especialidade: Clínica geral e gastroenterologista

Como brincar o carnaval com saúde

Publicada em 22/02/2019 às 18h

O carnaval é uma das festas mais populares e animadas do mundo. Entre glitter, paetê e serpentina, a empolgação pode levar aos exageros. Portanto, para aproveitar melhor esta festividade, é importante tomar alguns cuidados com a saúde.

Neste período, devemos fazer refeições leves e nutritivas, como saladas, frutas e grelhados, evitando alimentos tradicionalmente ricos em gorduras, que demoram muito mais para serem digeridos. Precisamos respeitar as três refeições e não se esquecer dos alimentos ricos em carboidratos, porque ajudam a manter a energia. Além disso, o corpo precisa estar muito hidratado, intercalando a água ou o suco de fruta com a ingestão de álcool.

Excessos praticados com o consumo de bebidas alcoólicas podem provocar acidentes, discussões ou brigas, além dos seus efeitos tóxicos, que vão desde a gastrite alcoólica ao estado de embriaguez, náuseas, vômitos e cefaleia. Adicionados aos energéticos, comuns nesta temporada, podem causar arritmias e palpitações, além de atrapalhar o sono e o descanso para mais um dia de folia. Assim, não esqueçamos que o corpo precisa de um descanso de, pelo menos, sete a oito horas por dia.

Quanto ao vestuário, é fundamental usar roupas leves, de tecidos como o algodão, que facilitam a transpiração da pele e sapatos confortáveis com o intuito de evitar bolhas e torções, principalmente quando usados em terrenos acidentados.

Nesta estação, o clima é muito quente, o que exige chapéu, óculos e protetor solar! Não exagere na exposição solar. Ficar exposto ao sol entre 10h e 16h pode causar desidratação e queimaduras.

O uso do preservativo não deve ser negligenciado. É recomendado em todas as relações sexuais, como uma forma segura de prevenir inúmeras doenças, como hepatite viral, sífilis, herpes genital e aids. Com essas dicas simples, você pode aproveitar seu carnaval com saúde!