Artigos Médicos

Tecnologia 3D e a visão

Publicada em 02/05/2010 às 00h

Diferentemente da tela do cinema, onde a imagem é plana, percebemos os objetos da vida real com contorno e profundidade, graças ao mecanismo visual de binocularidade, fusão e convergência. Isso quer dizer que, sem visão normal em ambos os olhos, ou capacidade de somar as imagens de cada olho no cérebro como uma só, ou a incapacidade de aproximar os olhos um do outro, Ã medida que o objeto se aproxima, essa visão de profundidade está prejudicada.

A tecnologia 3D projeta a imagem da tela de forma que seja captada por nossos olhos em ângulos discretamente diferentes e, usando óculos especiais, conseguimos perceber algo que está longe, como se estivesse perto e com contornos de profundidade. Ou seja, o que antes era percebido pelo expectador como uma imagem plana, tornou-se, com a ilusão de ótica, como algo que pode ser alcançado, pois a imagem ganha contornos e parece se projetar da tela em nossa direção.

Portanto, para se usufruir dessa tecnologia, é necessário possuir visão estereoscópica (de profundidade) normal; caso contrário, o expectador pode sentir desde fadiga visual até náuseas ou não experimentar da percepção tridimensional. Além disso, devemos chamar atenção para cuidados com uso dos óculos coletivos, principalmente em épocas de conjuntivites epidêmicas.
Astrid Vasconcelos dos Santos

Astrid Vasconcelos dos Santos

CRM-PB: 4656

Especialidade: Oftalmologista

Mais artigos de Astrid Vasconcelos dos Santos