A- A+

Artigos Médicos

Christiane Ferrer Arruda

Christiane Ferrer Arruda

CRM-PB: 5220 Especialidade: Alergia e imunologia

Asma alérgica

Publicada em 09/02/2003 às 00h
A asma alérgica é uma doença inflamatória crônica das vias pulmonares, caracterizada por surtos repetidos de obstrução dos brônquios, com conseqUente falta de ar, tosse e chiado no peito. É desencadeada por uma resposta imunológica anormal a agentes externos como mudança de temperatura, poeira, mofo, fumaça de cigarro e pêlos de animais, podendo também ser exacerbada por infecções de vias respiratórias altas como gripe e sinusite.

Trata-se de uma doença muito comum e pode manifestar-se em qualquer idade, mas, geralmente, aparece durante a infância e melhora após a adolescência. Tem caráter genético, com incidência maior em pessoas cujos pais são alérgicos. Não é contagiosa.

A freqUência das crises é variável, diferenciando a asma em leve, moderada e grave. Portanto deve ser levada a sério, pois se não for tratada desde o início pode ser agravada, ocorrendo episódios cada vez mais freqUentes e complicados. Por outro lado, o controle da doença é acessível através de orientações de higiene ambiental, tratamento medicamentoso e, em casos específicos, imunoterapia alérgeno específica (vacinas) realizados por especialistas qualificados.