A- A+

Artigos Médicos

Darcy Luckwu

Darcy Luckwu

CRM-PB: 1851 Especialidade: Pediatra

Amamentação: um ato de cuidado com seu bebê

Publicada em 02/08/2019 às 18h

Quando abraçamos o dom da maternidade, planejamos e sonhamos tudo de melhor para os nossos filhos, mesmo quando ainda os carregamos no nosso ventre. Desta forma, uma das primeiras preocupações é, sem dúvida, a saúde deles. Vocês sabiam que muito de nossa saúde, é reflexo de nossa alimentação? E, sendo assim, a alimentação do bebê já deve ser uma preocupação das mamães? O leite materno é, sem dúvida, o alimento mais completo que existe para o bebê, pois, contém todas as necessidades nutricionais que ele precisa nos seis primeiros meses de vida, inclusive água. 

Além disso, o leite materno é fácil de ser digerido e não sobrecarrega o intestino e os rins do bebê. Portanto, o ato de amamentar, Mãe, traz grandes benefícios no estado nutricional do seu filho, em sua habilidade de se defender de infecções, contribui no seu desenvolvimento cognitivo e emocional e em sua saúde em longo prazo. Além de ser um momento que promove uma interação profunda entre mãe e filho.

Por isso, recomenda-se o aleitamento exclusivo nos seis primeiros meses de vida, protegendo a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Só com seis meses o bebê está pronto para introdução de novos alimentos, agora pode ser oferecido frutas, papinhas salgadas, água e continuar a amamentação até pelo menos os dois anos. 

Lembrando que a amamentação não deve causar dor, se você sente dor procure ajuda em uma unidade básica de saúde ou banco de leite; a mãe que amamenta precisa ter uma alimentação saudável e balanceada, portanto, não é recomendável que faça dieta para emagrecer sem orientação de um profissional capacitado; deve-se evitar cigarro e bebidas alcoólicas; mulheres que fazem o uso de entorpecentes não devem amamentar.

Sabemos que ainda há barreiras para a prática ideal da amamentação, desta forma, o sucesso da amamentação não depende apenas da mãe, mas, também do envolvimento e apoio dos familiares, a fim de criar um ambiente que permitam às mães amamentarem de forma otimizada.