Artigos Médicos

Acne

Publicada em 03/05/2013 às 07h

A acne é uma doença de pele que causa a formação de cravos e lesões vermelhas inflamadas, que são normalmente chamadas de \"espinhas\". A doença é mais comum em adolescentes, podendo acontecer em qualquer idade, mesmo em bebês.

No sexo feminino, pode persistir por mais tempo e, geralmente, está correlacionada ao ciclo menstrual. Nesses casos, as lesões se instalam especialmente na região da mandíbula. Já no sexo masculino, a acne costuma ser mais grave e quando não tratada, pode se prolongar por décadas.

Tende a atingir pessoas da mesma família e é uma doença multifatorial. Alterações hormonais, estresse, produtos oleosos, cosméticos para os cabelos, determinados medicamentos e níveis altos de umidade e suor são considerados como desencadeadores ou agravantes.

Apesar da crença popular de que chocolate e alimentos gordurosos causem acne, as pesquisas realizadas não confirmam isso. No entanto, a orientação
é que os alimentos atribuídos pelo paciente que pioram sua acne devem ser evitados.

Sendo doença de longa duração e, algumas vezes, desfigurante, deve ser tratada desde o início. Dever-se procurar prevenir suas sequelas que são as cicatrizes na pele e os distúrbios emocionais. A acne é responsável por importante alteração na autoestima de seus portadores. Procurar um dermatologista e seguir suas orientações é a melhor maneira de tratar a acne.

Dicas : Limpe a pele suavemente com sabonete neutro, evite esfregar ou lavar repetidamente. Lave o rosto uma ou duas vezes ao dia, e após se exercitar. Retire a maquiagem à noite. Não use produtos oleosos, prefira à base de água ou \"não comedogênicos\". Lave os cabelos frequentemente, principalmente se
forem oleosos. Penteie-os para trás ou prendaos para que não fiquem no rosto. Evite usar faixas apertadas, bonés e outros chapéus. Tente não tocar no rosto com as mãos ou com os dedos, não espremer, apertar ou coçar as espinhas. Isso pode causar infecções e cicatrizes na pele. Expor o rosto ao sol não tem efeito curativo sobre a acne, na maioria das vezes apenas camufla. A exposição excessiva ao sol não é recomendada.

 

Esther Palitot

Esther Palitot

CRM-PB: 4444

Especialidade: Dermatologista

Mais artigos de Esther Palitot