Artigos Médicos

Banda gástrica ajustável no tratamento da obesidade mórbida

Publicada em 22/10/2006 às 00h

Em relação à obesidade, alguns conceitos são importantes:

- Comorbidades: doenças associadas à obesidade. As principais são hipertensão arterial, diabetes, distúrbios do sono, distúrbios
respiratórios, dislipidemias (alteração das gorduras no sangue) etc.
- IMC: Índice de Massa Corpórea. IMC=peso (kg) / altura m2. A obesidade mórbida (OM), em que o tratamento cirúrgico está indicado, ocorre em três situações:

- IMC > 40kg / m2;
- IMC > 35kg / m2 na presença de comorbidades;
- IMC 30-35 kg / m2 na presença de comorbidades graves e atestada a intratabilidade clínica da obesidade por médico especialista (endocrinologista).

A banda gástrica ajustável é uma cirurgia minimamente invasiva, feita por videolaparoscopia, em que é colocada uma prótese de silicone na entrada do estômago conectada a um portal implantado abaixo da pele do abdome. A banda, ao ser insuflada com soro fisiológico, exercerá uma constrição externa no estômago restringindo o seu enchimento e gerando uma saciedade precoce e prolongada no paciente. O controle da perda de peso com a banda é feito através do seu ajuste no consultório pelo cirurgião e adequado acompanhamento com psicólogo e nutricionista.

Em alguns países como a Austrália, a banda é indicada em todos os casos de obesidade mórbida com resultados satisfatórios. No nosso meio, ela tem se colocado como importante opção em casos selecionados. A grande vantagem deste procedimento é a mortalidade muito baixa (0,05%) e muito menor risco de complicação grave no período pós-operatório inicial.
Felipe Antônio Rocha

Felipe Antônio Rocha

CRM-PB: 4377

Especialidade: cirurgião do aparelho digestivo

Mais artigos de Felipe Antônio Rocha