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Artigos Médicos

Felipe Tavares Sena

Felipe Tavares Sena

CRM-PB: 5349 Especialidade: Ortopedista

Não deixe o corpo parado

Publicada em 25/08/2020 às 14h10

São inúmeros os motivos pelos quais nosso corpo pede para ficar parado, em repouso, sem exercício, no sedentarismo. Você já sentiu que o seu esqueleto, quando se une ao seu ego, muitas vezes escolhe um bom cochilo ao invés de sair e dar uma volta no quarteirão?

O período prolongado de isolamento e quarentena nos tira toda a programação habitual e organização que às vezes dispomos quando estamos atribulados e com horários cheios. Parece que é mais fácil inserir uma atividade física no meio de um dia cheio do que escolher um horário pequeno dentro de um dia “sem fazer nada” em casa.

A tentação tecnológica oferecida para nos aconchegarmos numa rede, num bom sofá, no chão, naquela cadeira bem confortável e por que não na nossa cama, é grande. Vai desde nosso celular, com grupos de política, piadas, da família, de amigos do trabalho, do futebol, passa pelos jogos e chega ao instagram e lives do youtube. Não são raros relatos de pessoas fazendo atividade física no seu isolamento e parando várias vezes para dar uma “espiada” nas redes sociais.

O organismo que se entrega fácil quando se foge da rotina geralmente não consegue manter o ritmo de atividade física que se faz em períodos ocupados. entretanto, basta a informação para saber que estamos a um passo de criar uma rotina em casa:

  • Ficar em casa sem um mínimo de movimento leva a atrofias, dores musculares e articulares;
  • A prática de uma atividade física de aplicativo ou youtube (muitas delas oferecidas em aulas gratuitas) por 15 a 30 minutos pode deixar seu metabolismo acelerado por 2-3 dias, gerando um bom consumo de calorias;
  • Associar uma dieta com o mínimo de carboidratos potencializa a perda de peso e o ganho de massa muscular;
  • O próprio peso do seu corpo pode ser utilizado para a prática de uma atividade física tão prazerosa em casa quanto uma boa caminhada na praia ou na melhor praça da cidade;
  • Deixar o carro mais distante em supermercados, bancos, hospitais é uma boa dica para quem deseja se exercitar.

Sentiram-se estimulados ou vão continuar no sofá?