A- A+

Artigos Médicos

Felipe Tavares Sena

Felipe Tavares Sena

CRM-PB: 5349 Especialidade: Ortopedista

Os pés também entram de férias

Publicada em 27/12/2009 às 00h
Será que estamos cuidando dos nossos pés como eles realmente merecem?

As férias representam um período onde o número de consultas médicas de pacientes que querem ter algum cuidado com os seus pés ou prevenir o surgimento de alguma doença ou enfermidade que venha a afetá-los diminui consideravelmente. Entretanto, é justamente durante esse período que o número de atendimentos por lesões nos pés aumenta, sendo a informação a melhor forma para se realizar uma prevenção eficaz.

É, justamente, por este motivo que devemos estar cientes dos riscos aos quais estamos expostos ao sairmos de nossas casas, ambientes já conhecidos, para lugares ainda desconhecidos, como praia, shopping, fazenda, casa de amigos e parentes. Nestes locais é onde ocorrem as lesões inesperadas, das mais variadas formas. Então, tomemos mais cuidado com degraus, objetos deixados pela sala ou corredor, como brinquedos, bolas, carrinhos e bonecos, tapetes, pessoas molhadas andando em superfícies escorregadias, pernas de mesas e cadeiras.

Andar pela praia descalço? A areia da praia esconde inimigos mortais dos nossos pés. É da praia que recebemos nos atendimentos de urgência dos hospitais crianças e adultos com ferimentos nos pés provocados por pedaços de vidro, madeira, por ter caminhado sobre pedras sem uma sandália ou um calçado que pudesse proteger a planta do nosso pé.

Jogar futebol? Melhor deixar para quem tem alguma noção desse esporte, pois é desta atividade que também temos visto os maiores encaminhamentos com lesões nos pés. Meninas e meninos que não sabem jogar, geralmente, erram seus chutes na bola e acertam outra coisa, como o chão, a parede, algum objeto que não participa do jogo ou até mesmo a canela do adversário, chegando a provocar muitas vezes fraturas de dedos.

Nossos pés merecem mais cuidados. Eles nos carregam a vida inteira, quase sempre sem reclamar de nada. Dê férias aos seus pés, mas com responsabilidade!!!