A- A+

Artigos Médicos

Glauco Herberth Maia de Almeida

Glauco Herberth Maia de Almeida

CRM-PB: 5297 Especialidade: Geriatra e clínico

Cuidados com os idosos no verão

Publicada em 06/12/2019 às 18h16

Vivemos em um país tropical onde nesta época do ano as temperaturas são permanentemente elevadas. Tal característica climática exige da população idosa alguns cuidados especiais para manter a saúde e a qualidade de vida. Chamamos a atenção para o fato de os indivíduos de idade mais avançada possuírem menor capacidade de adaptação à elevação da temperatura devido ao processo fisiológico do envelhecimento.

Destacamos entre tais alterações, a redução da sensação de sede bem como redução na capacidade de eliminar o calor do corpo, portanto os idosos devem ingerir água rotineiramente e não esperar a sede, pois esta pode não vir. 

Tais alterações tornam os idosos mais susceptíveis a desidratação neste período do ano, assim como aumenta o risco de infecções urinárias (urina concentrada), alterações comportamentais (agitação ou apatia), dor de cabeça, tonturas, fadiga e mal-estar. Diante de tal situação, orientamos os seguintes cuidados e recomendações para os idosos durante o verão:

- Ingerir grande quantidade de água (no mínimo 02 litros/dia)

- Evitar ficar expostos diretamente ao sol nos horários mais quentes, priorizar atividades físicas antes das 10h e após as 16h

- Usar roupas leves e frescas, não se esquecendo dos óculos de sol, bonés ou chapéus

- Usar diariamente filtro solar e também hidratantes para manter a pele saudável.

Com estas simples medidas, os idosos poderão usufruir o verão da melhor forma e evitando prejuízos à sua saúde.