Artigos Médicos

Tratamento da dor

Publicada em 24/06/2007 às 00h

A dor afeta pelo menos 30% dos indivíduos durante algum momento das suas vidas e representa 80% das razões da busca por atendimento em serviços de emergência. Absenteísmo, licenças de saúde, litígios trabalhistas além das aposentadorias precoces formam o cenário do relevante impacto sócio-econômico que a dor representa para o Brasil e o mundo.

A incidência da dor crônica no mundo oscila entre 7% e 40% da população e, como conseqUência, cerca de 50% a 60% destes pacientes tornam-se parcial ou totalmente incapacitados, de maneira transitória ou permanente, comprometendo de modo significativo a qualidade de suas vidas.

Estes fatos motivaram a OMS a considerar a dor como uma "Emergência Médica Mundial". O pilar fundamental do tratamento adequado da dor é a pesquisa da possível causa através do exame clínico e dos complementares. A prevenção da dor crônica, que é aquela com duração maior que 6 meses, se faz através do eficiente tratamento da dor aguda. Nos casos da aguda, a remoção da sua causa, o uso de analgésicos orais aliados à fisioterapia e/ou psicologia são suficientes para o controle. Os casos de dor crônica necessitam da ação multidisciplinar integrada de profissionais e apresentam tratamento mais prolongado, de alto custo e com resultados, em sua maioria, abaixo das expectativas dos pacientes e profissionais.

O alerta maior a ser enfatizado se relaciona à automedicação, em face ao elevado risco de se mascarar doenças como infecção e câncer. As terapias complementares, a exemplo da hidroterapia, RPG, método Pillates, Yoga, massagens, além da acupuntura e psicoterapia, devem ser precedidas por avaliação médica criteriosa e especializada. Para os casos não responsivos aos medicamentos ou em situações especiais, podem ser indicados bloqueios anestésicos e procedimentos cirúrgicos, ambos realizados apenas por profissionais médicos especializados.

Curar algumas vezes, aliviar freqUentemente e confortar sempre". Este aforismo define o compromisso dos profissionais que labutam nesta difícil área da medicina.
Gualter Lisboa Ramalho

Gualter Lisboa Ramalho

CRM-PB: 4546

Especialidade: Anestesiologista e especialista em dor