A- A+

Artigos Médicos

Ismmaelli de Carvalho Veras

Ismmaelli de Carvalho Veras

CRM-PB: 6572 Especialidade: Dematologia

Cuidados com as queimaduras

Publicada em 07/06/2019 às 18h11

Nessa época do ano, devido às festividades juninas, ocorre muito a queimadura da pele por conta dos fogos de artifícios. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, um milhão de brasileiros sofre com esse tipo de lesão todos os anos. 

A queimadura promove a destruição parcial ou total da pele e de seus anexos, podendo atingir camadas mais profundas, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos. Suas principais causas são a chama de fogo, o contato com água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos.

Menos comuns são as queimaduras provocadas por corrente elétrica, transformada em calor ao contato com o corpo.Seguem algumas orientações sobre os primeiros cuidados, em caso de acidente envolvendo queimaduras:

- Observar se o acidentado está respirando bem.

 - Afastar a vítima da chama ou retirar o objeto quente. Se as vestes estiverem em chamas, a vítima deve rolar-se no solo e nunca correr ou ser envolvida em cobertores, que podem ativar as chamas. As vestes devem ser retiradas, desde que não aderidas à pele. Em casos de queimaduras elétricas, deve-se providenciar a interrupção da corrente antes do contato com a vítima ou, se isso não for possível, tentar afastá-la com objeto isolante, como madeira seca.
- Resfriar a área queimada com água corrente fria de torneira o mais precocemente possível, durante cerca de 10 minutos, no máximo 20 minutos, para evitar hipotermia. Nunca se deve resfriar com produtos refrescantes, como creme dental ou hidratante ( para evitar infecções). - Se a área queimada for menor do que 5% da superfície corporal, pode cobri-la com gazes ou compressas úmidas, em seguida com plástico e por fim, o paciente deve ser envolvido com manta ou cobertor. - Retirar acessórios como pulseiras e anéis.

- Não passar no local nenhuma receita caseira ou produto sem orientação médica.

- Buscar auxílio de um profissional de saúde no posto de atendimento mais próximo do local do acidente.

Vale salientar que queimadura é uma importante causa de morbidade e mortalidade, o melhor é sempre a prevenção.