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Pronto Atendimento: utilização adequada melhora a assistência

Publicada em 27/03/2011 às 10h20

O Pronto Atendimento (PA) do Hospital Unimed JP está preparado para atender situações de urgência e emergência em várias especialidades médicas, contando com uma equipe multiprofissional de plantão e habilitada para utilizar equipamentos médicos de última geração. Possui 50 leitos, distribuídos em quatro áreas, de acordo com a gravidade do paciente: uma área vermelha (Sala de Reanimação), uma área amarela (Unidade de Tratamento de Urgência), uma área verde (acomodações para observação e uso de medicação) e uma área azul (consultórios médicos). Também contamos com o Centro de Diagnóstico por Imagem que funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados.

No PA, utilizamos a metodologia da Classificação de Riscos, priorizando o atendimento de acordo com a gravidade da patologia, proporcionando um atendimento humanizado e personalizado. Baseado em números, a pesquisa de satisfação do cliente sobre o atendimento no PA, em 2010, ficou no patamar de 88% como sendo ótimo e bom.

Porém, o PA passa por dificuldades de superlotação. Em média, são feitos 400 atendimentos por dia. Destes, 92% são caracterizados como atendimentos de consultório, eletivos, que não são urgências (azul e verde). Entre eles, estão pegar receita controlada, atestados médicos, fazer risco cirúrgico, fazer exames bioquímicos como beta HCG, check up e exames admissionais, fazer uso de medicamentos crônicos, realização de pequenas cirurgias ambulatoriais, retorno para médicos assistentes, trocas de sondas, curativos, internamentos eletivos e outros, que dificultam os verdadeiros atendimentos de urgência (vermelho e amarelo), pois ocupam os profissionais e os leitos destinados para as urgências. Afora os surtos epidêmicos de patologias como viroses e dengue, que tumultuam o atendimento no PA.

Lembramos que a Unimed JP possui uma vasta rede credenciada de clínicas e hospitais na cidade, além dos consultórios dos médicos cooperados, nas mais diversas especialidades, aonde as pessoas também podem se dirigir em busca de atendimento. Contudo, enfatizamos aos colegas cooperados e, principalmente, aos clientes que só utilizem o PA para os casos que realmente necessitem de urgência, não desvirtuando o seu real objetivo, que é salvar vidas. Corrigindo estes erros, iremos proporcionar um melhor atendimento, espelhado na qualidade e na segurança para nossos usuários, proporcionando redução de conflitos e o bem-estar geral para todos.

José Calixto da Silva Filho

José Calixto da Silva Filho

CRM-PB: 3650

Especialidade: Cirurgião geral

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