A- A+

Artigos Médicos

Luis Fábio Barbosa Botelho

Luis Fábio Barbosa Botelho

CRM-PB: 7146 Especialidade: Hematologia e hemoterapia

Um presente diferente

Publicada em 21/12/2018 às 18h

É chegado o final de mais um ano e, embora primeiro de janeiro seja um dia comum, traz consigo uma simbologia de mudança que quem criou foi muito sagaz. A maioria de nós inicia o ano com listas de coisas que vamos mudar, fazer, largar, com aquela convicção de que conseguiremos fazer um ano melhor.

Saúde é algo interessante. A maioria de nós só a busca quando a perde. Poucos têm a cultura de mantê-la conservada através de pequenas mudanças, como ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar e coisinhas da rotina diária que, se ajustadas, podem fazer a diferença entre um infarto do miocárdio amanhã ou nunca. Por isso, não deixe de se cuidar e de fazer suas consultas de rotina.

Embora muito se tenha avançado em conhecimento científico, tecnológico e em tratamentos de última geração, o ato de cuidar é a única coisa que se mantém inquestionável como a maior arma que o ser humano tem contra as adversidades da vida. O ser humano chegou até aqui em virtude de pessoas que cuidaram de pessoas no passado, permitindo que a geração futura sobrevivesse.

Em 2018, estamos nos esquecendo da premissa básica da medicina: CUIDAR. Portanto, cuide de você, de sua família, dos amigos, dos amores, dos estranhos, dos pobres, dos fracos, dos incapazes. Cuidar não só fisicamente, mas espiritualmente também. Cultive a família, os amigos, ajude o próximo, ame, seja amado, ria, faça rir, console, seja consolado; conforte, pois nem todos os males podem ser evitados, mas toda dor pode ser amenizada. Não precisa ser médico para cuidar de pessoas, precisa apenas querer e fazer.

E como hematologista venho lembrar que uma forma fácil de cuidar de pessoas é dando um presente muito especial. Passe ali rapidinho no Hemocentro e faça uma doação de sangue. Uma doação pode ajudar até 3 pessoas que precisam ser cuidadas. Um amor altruísta, que pode salvar vidas. Doe sangue hoje, cuide de alguém desconhecido, faça a diferença. Boas festas de fim de ano e que 2019 seja um ano CUIDADOSO com você!