Artigos Médicos

Preservar o meio ambiente: nosso dever

Publicada em 08/07/2007 às 00h

Há séculos, o nosso planeta vem sendo agredido pelo ser humano numa escalada imensa, comprometendo a existência do planeta como um todo e, conseqUentemente, a vida terrestre. Observamos nos dias atuais o tão falado "aquecimento global, efeito estufa, etc". Precisamos nos conscientizarmos de tudo isso e temos a obrigação de minorar a devastação e degradação do meio ambiente, para a nossa sobrevivência e dos nossos descendentes.

Existem relatos e mais relatos mostrando efeitos cruéis do aquecimento global, geleiras desaparecendo, extinção das espécies animais e florais, florestas em extinção. Vale ressaltar a Floresta Amazônica, reserva florestal única no mundo, responsável por 20% da área verde no mundo.

Temos que procurar parcerias de todos os modos e aspectos, que possam trazer, novamente, a vida saudável ao nosso planeta. Nesse engajamento, faz-se mister a presença dos Governantes dos Países Desenvolvidos (G8), conscientes de que é uma obrigação para com os habitantes da Terra a sua preservação. Os governantes devem lançar mãos de todos os dispositivos ao seu alcance, sem isso estaremos fadados a um futuro pouco promissor, comprometendo nos próximos séculos a nossa existência.

O que é o efeito estufa? Ao longo do século 20, o homem agrediu em demasia o meio ambiente com produção industrial em larga escala, devastação irresponsável das florestas, poluição dos rios e mares, a indústria cada vez mais crescente e agressiva ao meio ambiente. Com tudo isso, elimina-se cada vez mais gases impactantes no ar atmosférico, principalmente à s custas do CO2. O CO2 é necessário existir no ar atmosférico em percentuais que se aproximam dos 20%, com isso absorve os raios infravermelhos, ultravioletas das radiações solares, permitindo que temperatura da Terra, fique próxima dos 15ºC. O CO2 acima desses percentuais provoca retenção maior de radiações solares, provocando cada vez mais o aumento da temperatura terrestre. Onde vamos parar. O fenômeno do aquecimento global está mais do que comprovado. Temos que dar um basta a esta agressão. Precisamos viver!
Luiz Salomão

Luiz Salomão

CRM-PB: 4947

Especialidade: Cardiologia