A- A+

Artigos Médicos

Marco Aurélio Smith Filgueiras

Marco Aurélio Smith Filgueiras

CRM-PB: 1368 Especialidade: Neurologia

Perigos e males da internet - II

Publicada em 04/10/2019 às 18h

Ao longo dos milênios, a humanidade buscou sempre evoluir cada vez mais seus meios de comunicação. O grande marco sem dúvida foi a transição do telefone fixo para o móvel. Essa é a maior razão porque a telefonia wireless (sem fio) atingiu tanto sucesso. Atualmente nem se fala muito em celular, porque o assunto da vez são os smartphones, os telefones inteligentes. Essa evolução foi cada vez mais atraindo, “contagiando” o grande público como se fosse uma “pandemia” ao ponto de tornar as pessoas doentes, dependentes, e desse modo a “humanidade adoeceu”. Celular, drogas, games e redes sociais têm muito em comum e muito a ver com tudo isso.

Conforme prometido vamos prosseguir descrevendo os outros malefícios da internet. A síndrome do toque fantasma quando o cérebro faz com que a pessoa sinta que o celular está vibrando no bolso, ainda que ele não esteja ali; síndrome da visão do computador, com tanto tempo diante da tela do computador, surgem vários sintomas desde os olhos irritados, vermelhos, secos, com lacrimejamento e coceira, fotofobia, peso nas pálpebras ou na fronte até cefaleia tipo enxaqueca, dores lombares e espasmos musculares; náusea digital são tonturas e náuseas resultantes de um ambiente virtual, sensação de desorientação que foram apelidadas de “ciberdoença;depressão do facebook e também do Instagram, que são os locais onde todo mundo se encontra. Você, sua bisavó e seu cachorrinho de estimação têm perfil e personalidade.

As pessoas se comparam com os outros, vendo suas realizações, relacionamentos, família, posses e alguém pode se dar mal e ficar deprimido. São sempre postadas as coisas positivas, deixando de lado as ruins; cibercondria (hipocondria digital) ou Síndrome do Dr. Google, também conhecido como Efeito Google é a doença da era digital. A pessoa consulta o google para saber quais as causas do seu sintoma, é a busca de doenças na internet. Esse tal de Dr. Google tem me encaminhando muitos “impacientes”. Até a próxima.