A- A+

Artigos Médicos

Maria da Luz Cunha Pereira Gorenstin

Maria da Luz Cunha Pereira Gorenstin

CRM-PB: 3917 Especialidade: Endocrinologia

Dia Mundial do Diabetes

Publicada em 08/11/2019 às 18h12

A Federação Internacional do Diabetes (IDF) instituiu o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes em homenagem a Dr. Frederick Banting que, em 1921, juntamente com seu assistente Charles Best, descobriu a insulina, iniciando uma verdadeira revolução no tratamento das pessoas com Diabetes. O tema para o período 2018-2019 é Diabetes Mellitus e a Família, com enfoque este ano para as complicações crônicas da doença.

O envolvimento da família no tratamento de um parente com Diabetes é fundamental como apoio e incentivo aos cuidados necessários ao bom controle da doença e, consequentemente, para a prevenção das complicações. Também a adoção de hábitos de vida saudáveis, com alimentação equilibrada, atividade física regular e manutenção de peso adequado são de suma importância para a prevenção do desenvolvimento do Diabetes em parentes próximos de pessoas com a doença.

Grandes estudos envolvendo milhares de pessoas em vários países têm mostrado, de forma incontestável, a importância do bom controle do Diabetes na prevenção das complicações crônicas da doença e manutenção de boa qualidade de vida. Mas vivemos uma época de grandes contradições, pois, apesar dos impactantes avanços da medicina com o desenvolvimento nos últimos anos de várias medicações que permitem melhora do controle do Diabetes, ainda nos deparamos com um número crescente de pessoas com complicações crônicas da doença decorrentes do seu mau controle.

Eis uma questão sobre a qual todos nós devemos nos debruçar em busca de uma resposta que, certamente, passa pelo acesso de todos às novas medicações e tecnologias, mas sobretudo pela adoção de hábitos de vida saudáveis por parte das pessoas com Diabetes e seus familiares.